Pular para o conteúdo principal

O último pedaço do Nega Maluca

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estava morrendo de saudades de fazer e comer bolo aqui em Sydney. No meu apartamento não tem batedeira, liquidificador ou fouet e o forno não me parecia familiar.

Eu sou mega desastrado com fornos estranhos... hehe

Mas eu estava precisando de um bolo urgente para matar minha vontade. Foi aí que o Niel do Panela de Cobre me deu a idéia de fazer o bolo Nega Maluca do Dadivosa.

Bati na colher de pau e ficou uma delícia.

Vou tomar a liberdade de postar a receita do bolo aqui no Bistrozinho. Se preferirem, podem acessar diretamente a receita da Dadivosa clicando aqui.

Ingredientes:

3 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de água fervendo
3 colherinhas (de café) de fermento em pó

Modo de Preparo:

1. Unte uma forma com margarina e jogue um pouco de trigo por cima. Vá virando a forma para polvilhar o trigo por igual. Jogue fora o excesso.
2. Ligue o forno em fogo baixo para ir aquecendo enquanto você prepara a massa.
3. Em uma tigela misture os ingredientes secos: o trigo, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem para não ficar nenhuma pedrinha de açúcar ou chocolate. Se preferir, pode peneirar os ingredientes para a massa ficar mais levinha ainda.
4. Coloque uma xícara de água para ferver.
3. Bata os três ovos com um garfo, só para juntar a clara e a gema e misture aos ingredientes secos, em seguida misture o óleo. Use uma colher de pau nessa hora, pois a massa vai estar um pouco difícil de mexer.
4. Quando a água estiver fervendo coloque-a na massa com cuidado, mexendo bem devagar até que fique uma mistura homogênea.
5. Acrescente o fermento e mexa bem. Despeje a massa na forma e leve ao forno que já está aquecido. Aumente a temperatura do forno.
6. A massa leva em torno de 20 a 30 minutos para ficar pronta. Espete um palito e se ele sair sequinho pode tirá-la do forno.

Para a cobertura do bolo, fiz brigadeiro.

Receita expressa de Brigadeiro:
1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga sem sal e 6 de chocolate em pó. Leve ao fogo baixo numa panela, sempre mexendo até desgrudar do fundo!

Ficou um pouco diferente dos que eu fazia no Brasil. Talvez porque o leite condensado que comprei não era tão doce ou então o chocolate (Nesquick) era meio estranho.

Na próxima acerto!

Aliás, o bolo, que era para durar a semana inteira, acabou em 2 horas. O último pedaço é esse que vocês estão vendo. Meus flatmates adoraram!

E no dia seguinte, domingo, passei no Ikea e comprei um fouet lindo por AUD$ 5.99.

Vejo novos bolos a frente! :)

Comentários

Rubens Torres disse…
Vai se acostumando pq qdo a gente mora c/ várias pessoas qualquer prato q a gente faz dura pouquíssimo. 2h até q durou mto... :)

O bom é q mesmo qdo não fica mto gostoso eles comem do mesmo jeito, até anima a gente a cozinhar...rzz
Thais Pryscilla disse…
Mas pense num bolo gostoso, Rubens!!! Eu comi e amei! No meu aniversario, que eu vou passar aqui, o Michel esta convocado a fazer esse bolo again! Desse jeitinho, pq ficou mto bom!
Rubens Torres disse…
Que inveja!!! Sempre fico c/ água na boca com as delícias q o Michel faz e posta aqui, aprendo mto com ele. Aproveita mesmo Thais e cobra dele!!!hehehe :)
Dani disse…
Essa é uma receita que me leva até a a infância.
Unknown disse…
Oi! Primeira vez aqui! Adorei tudo, as receitas, a maneira divertida como escreve...rz
Parabéns!

Lorena



lorenandias28@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Garrafa Térmica da Stanley. Vale a pena?

Se um dia a gente se encontrar ou se voce vier em casa, voce vai perceber que sou aqueles doidos obcecados por alguma coisa. Dentre VARIAS outras coisas, o que eu amo sao as garrafinhas termicas. Não tinha muito o hábito de carregar uma garrafinha d'agua quando morava no Brasil, mas quando me mudei pra Austrália em 2009, isso virou algo essencial por andar muito, além de muito calor...Pois bem, desde então não consigo sair de casa sem uma garrafinha de água. Qd voltei ao Brasil, depois vim aqui pra Berlin isso não mudou meus hábitos e acabei colecionando várias garrafinhas.  É ótimo por todas as coisas que você já sabe (segura a agua gelada e bebidas quentes por horas), e é também companheira de viagens (os tantos de café que comprei no aeroporto pra beber no avião e evitar aquele cafezinho horroroso que servem a bordo). Pois bem, algumas garrafas snao praticamente descartaveis. Seguram o calor nos primeiros usos e logo depois parece que não funciona como deveria funcionar. Aparent...