Pular para o conteúdo principal

O último pedaço do Nega Maluca

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estava morrendo de saudades de fazer e comer bolo aqui em Sydney. No meu apartamento não tem batedeira, liquidificador ou fouet e o forno não me parecia familiar.

Eu sou mega desastrado com fornos estranhos... hehe

Mas eu estava precisando de um bolo urgente para matar minha vontade. Foi aí que o Niel do Panela de Cobre me deu a idéia de fazer o bolo Nega Maluca do Dadivosa.

Bati na colher de pau e ficou uma delícia.

Vou tomar a liberdade de postar a receita do bolo aqui no Bistrozinho. Se preferirem, podem acessar diretamente a receita da Dadivosa clicando aqui.

Ingredientes:

3 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de água fervendo
3 colherinhas (de café) de fermento em pó

Modo de Preparo:

1. Unte uma forma com margarina e jogue um pouco de trigo por cima. Vá virando a forma para polvilhar o trigo por igual. Jogue fora o excesso.
2. Ligue o forno em fogo baixo para ir aquecendo enquanto você prepara a massa.
3. Em uma tigela misture os ingredientes secos: o trigo, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem para não ficar nenhuma pedrinha de açúcar ou chocolate. Se preferir, pode peneirar os ingredientes para a massa ficar mais levinha ainda.
4. Coloque uma xícara de água para ferver.
3. Bata os três ovos com um garfo, só para juntar a clara e a gema e misture aos ingredientes secos, em seguida misture o óleo. Use uma colher de pau nessa hora, pois a massa vai estar um pouco difícil de mexer.
4. Quando a água estiver fervendo coloque-a na massa com cuidado, mexendo bem devagar até que fique uma mistura homogênea.
5. Acrescente o fermento e mexa bem. Despeje a massa na forma e leve ao forno que já está aquecido. Aumente a temperatura do forno.
6. A massa leva em torno de 20 a 30 minutos para ficar pronta. Espete um palito e se ele sair sequinho pode tirá-la do forno.

Para a cobertura do bolo, fiz brigadeiro.

Receita expressa de Brigadeiro:
1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga sem sal e 6 de chocolate em pó. Leve ao fogo baixo numa panela, sempre mexendo até desgrudar do fundo!

Ficou um pouco diferente dos que eu fazia no Brasil. Talvez porque o leite condensado que comprei não era tão doce ou então o chocolate (Nesquick) era meio estranho.

Na próxima acerto!

Aliás, o bolo, que era para durar a semana inteira, acabou em 2 horas. O último pedaço é esse que vocês estão vendo. Meus flatmates adoraram!

E no dia seguinte, domingo, passei no Ikea e comprei um fouet lindo por AUD$ 5.99.

Vejo novos bolos a frente! :)

Comentários

Rubens Torres disse…
Vai se acostumando pq qdo a gente mora c/ várias pessoas qualquer prato q a gente faz dura pouquíssimo. 2h até q durou mto... :)

O bom é q mesmo qdo não fica mto gostoso eles comem do mesmo jeito, até anima a gente a cozinhar...rzz
Thais Pryscilla disse…
Mas pense num bolo gostoso, Rubens!!! Eu comi e amei! No meu aniversario, que eu vou passar aqui, o Michel esta convocado a fazer esse bolo again! Desse jeitinho, pq ficou mto bom!
Rubens Torres disse…
Que inveja!!! Sempre fico c/ água na boca com as delícias q o Michel faz e posta aqui, aprendo mto com ele. Aproveita mesmo Thais e cobra dele!!!hehehe :)
Dani disse…
Essa é uma receita que me leva até a a infância.
Unknown disse…
Oi! Primeira vez aqui! Adorei tudo, as receitas, a maneira divertida como escreve...rz
Parabéns!

Lorena



lorenandias28@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.