Pular para o conteúdo principal

O último pedaço do Nega Maluca

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estava morrendo de saudades de fazer e comer bolo aqui em Sydney. No meu apartamento não tem batedeira, liquidificador ou fouet e o forno não me parecia familiar.

Eu sou mega desastrado com fornos estranhos... hehe

Mas eu estava precisando de um bolo urgente para matar minha vontade. Foi aí que o Niel do Panela de Cobre me deu a idéia de fazer o bolo Nega Maluca do Dadivosa.

Bati na colher de pau e ficou uma delícia.

Vou tomar a liberdade de postar a receita do bolo aqui no Bistrozinho. Se preferirem, podem acessar diretamente a receita da Dadivosa clicando aqui.

Ingredientes:

3 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de água fervendo
3 colherinhas (de café) de fermento em pó

Modo de Preparo:

1. Unte uma forma com margarina e jogue um pouco de trigo por cima. Vá virando a forma para polvilhar o trigo por igual. Jogue fora o excesso.
2. Ligue o forno em fogo baixo para ir aquecendo enquanto você prepara a massa.
3. Em uma tigela misture os ingredientes secos: o trigo, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem para não ficar nenhuma pedrinha de açúcar ou chocolate. Se preferir, pode peneirar os ingredientes para a massa ficar mais levinha ainda.
4. Coloque uma xícara de água para ferver.
3. Bata os três ovos com um garfo, só para juntar a clara e a gema e misture aos ingredientes secos, em seguida misture o óleo. Use uma colher de pau nessa hora, pois a massa vai estar um pouco difícil de mexer.
4. Quando a água estiver fervendo coloque-a na massa com cuidado, mexendo bem devagar até que fique uma mistura homogênea.
5. Acrescente o fermento e mexa bem. Despeje a massa na forma e leve ao forno que já está aquecido. Aumente a temperatura do forno.
6. A massa leva em torno de 20 a 30 minutos para ficar pronta. Espete um palito e se ele sair sequinho pode tirá-la do forno.

Para a cobertura do bolo, fiz brigadeiro.

Receita expressa de Brigadeiro:
1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga sem sal e 6 de chocolate em pó. Leve ao fogo baixo numa panela, sempre mexendo até desgrudar do fundo!

Ficou um pouco diferente dos que eu fazia no Brasil. Talvez porque o leite condensado que comprei não era tão doce ou então o chocolate (Nesquick) era meio estranho.

Na próxima acerto!

Aliás, o bolo, que era para durar a semana inteira, acabou em 2 horas. O último pedaço é esse que vocês estão vendo. Meus flatmates adoraram!

E no dia seguinte, domingo, passei no Ikea e comprei um fouet lindo por AUD$ 5.99.

Vejo novos bolos a frente! :)

Comentários

Rubens Torres disse…
Vai se acostumando pq qdo a gente mora c/ várias pessoas qualquer prato q a gente faz dura pouquíssimo. 2h até q durou mto... :)

O bom é q mesmo qdo não fica mto gostoso eles comem do mesmo jeito, até anima a gente a cozinhar...rzz
Thais Pryscilla disse…
Mas pense num bolo gostoso, Rubens!!! Eu comi e amei! No meu aniversario, que eu vou passar aqui, o Michel esta convocado a fazer esse bolo again! Desse jeitinho, pq ficou mto bom!
Rubens Torres disse…
Que inveja!!! Sempre fico c/ água na boca com as delícias q o Michel faz e posta aqui, aprendo mto com ele. Aproveita mesmo Thais e cobra dele!!!hehehe :)
Dani disse…
Essa é uma receita que me leva até a a infância.
Unknown disse…
Oi! Primeira vez aqui! Adorei tudo, as receitas, a maneira divertida como escreve...rz
Parabéns!

Lorena



lorenandias28@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas.Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro.Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente??Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional.Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana![a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!]Pão de Queijo da D. OdeteIngredientes:1 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) de leite
5 ovos
1kg de Polvilho azedo
1 colher (chá) sal
1 prato de queijo ralado
1 copo (americano) de água
Modo de Preparo: Esquent…