Pular para o conteúdo principal

Dia de Reis é Dia de Galette des Rois

galettedesrois

Dia 6 de janeiro. Dia da "Epiphanie" ou dos 3 reis magos.

Hoje é dia de comer Galette des Rois.

Tudo começou no século 17, quando Luís XIV, o Rei Sol da França, resolveu homenagear o dia da Epifania (dia da Manifestação dos 3 reis magos) com uma doce em formato de coroa (rosca) chamado gâteau des rois. Alguns poucos anos depois, fizeram uma torta redonda, recheada com creme de amêndoas que começou a se tornar mais popular que a rosca de frutas cristalizadas. Surgiu então a Galette des Rois.

A Galette se tornou a preferida de outro rei, o Luís XV. Conta a lenda que o cozinheiro, para surpreender e presentear o rei, resolve colocar uma jóia dentro da galette.

Foi uma festa. O rei e seus convidados adoraram! A idéia começou a ser difundida entre a aristrocracia francesa e, ao invés de jóia, colocavam uma fava de baunilha.

Os anos se passaram e a brincadeira foi se amadurecendo. Quem encontrasse a fava dentro da galette, seria rei por um dia. Em troca, compraria a galette do ano que vem.

Hoje, as Galletes des Rois são vendidas com bonecos dentro (com peças de porcelana, ferro ou plástico) e com coroas de papelão. Você encontra pedaços à venda até nas ruas de Paris.

galette-des-rois

A tradição foi difundida entre toda a Europa. Os espanhóis fizeram o Roscón de Reyes e os portugueses o Bolo-Rei.

Na França existem clubes super populares de colecionadores de bonecos de Galette des Rois.

galette

Um dos filmes mais recentes a mostrar em uma cena essa tradição da Galette des Rois é o Les Chansons D'Amour (As Canções de Amor) do Christophe Honoré, que esteve em cartaz no final do ano passado aqui em São Paulo.

Aqui no Brasil a tradição não pegou. Encontramos pouca coisa como alguns Bolos-Reis no supermercado ou em docerias como a Ofner.

Uma pena.

Mas se anime e faça a verdadeira Galette des Rois:

Ingredientes:

Creme de Amêndoas:
- 200 g de manteiga ou margarina sem sal
- 200 g de açúcar refinado
- 200 g de farinha de amêndoas
- 4 ovos
- 75 g de farinha de trigo

Preparo:
Em uma batedeira, bata o açúcar, a margarina e a farinha de amêndoa até ficar quase branca e aerada. Junte os ovos um a um e a farinha. Bata por mais um minuto e coloque na geladeira.

Montagem:
Com um disco de massa folhada comprada ou feita em casa, forre a forma e jogue por cima o creme de amêndoas e coloque o bonequinho (pode ser uma noz, uma fava, ou até um feijão). Com um outro disco, cubra o creme.
Pincele com gema a massa folhada e coloque em forno pré-aquecido médio (aprox. 200ºC) durante meia hora.

Pronto. Agora é só saber quem será o "roi du jour"!

 

Comentários

Bergamo disse…
Michel,
O Fabrice Lenud da Douce France (al. Jaú) prepara as galettes. E são muito boas por sinal!! Mas, realmente, essa tradição não pegou no Brasil...uma pena...
Abraços,
Bergamo
Anônimo disse…
Quando a gente não conhece algo nos passa despercebido. Não me lembro dessa cena no filme, não conhecia a Galette...

A Amiga
Auki disse…
A Amiga,

Lembra que tinha comentado com vc depois do filme? haha

Mas veja aqui: http://br.youtube.com/watch?v=ue1e7rT-4bU

Está em 2:20.
Anônimo disse…
Eu me lembro de você comentar não-sei-o-quê sobre não-sei-que-lá, rsrsrs

A Amiga

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Garrafa Térmica da Stanley. Vale a pena?

Se um dia a gente se encontrar ou se voce vier em casa, voce vai perceber que sou aqueles doidos obcecados por alguma coisa. Dentre VARIAS outras coisas, o que eu amo sao as garrafinhas termicas. Não tinha muito o hábito de carregar uma garrafinha d'agua quando morava no Brasil, mas quando me mudei pra Austrália em 2009, isso virou algo essencial por andar muito, além de muito calor...Pois bem, desde então não consigo sair de casa sem uma garrafinha de água. Qd voltei ao Brasil, depois vim aqui pra Berlin isso não mudou meus hábitos e acabei colecionando várias garrafinhas.  É ótimo por todas as coisas que você já sabe (segura a agua gelada e bebidas quentes por horas), e é também companheira de viagens (os tantos de café que comprei no aeroporto pra beber no avião e evitar aquele cafezinho horroroso que servem a bordo). Pois bem, algumas garrafas snao praticamente descartaveis. Seguram o calor nos primeiros usos e logo depois parece que não funciona como deveria funcionar. Aparent...