Pular para o conteúdo principal

Dia de Reis é Dia de Galette des Rois

galettedesrois

Dia 6 de janeiro. Dia da "Epiphanie" ou dos 3 reis magos.

Hoje é dia de comer Galette des Rois.

Tudo começou no século 17, quando Luís XIV, o Rei Sol da França, resolveu homenagear o dia da Epifania (dia da Manifestação dos 3 reis magos) com uma doce em formato de coroa (rosca) chamado gâteau des rois. Alguns poucos anos depois, fizeram uma torta redonda, recheada com creme de amêndoas que começou a se tornar mais popular que a rosca de frutas cristalizadas. Surgiu então a Galette des Rois.

A Galette se tornou a preferida de outro rei, o Luís XV. Conta a lenda que o cozinheiro, para surpreender e presentear o rei, resolve colocar uma jóia dentro da galette.

Foi uma festa. O rei e seus convidados adoraram! A idéia começou a ser difundida entre a aristrocracia francesa e, ao invés de jóia, colocavam uma fava de baunilha.

Os anos se passaram e a brincadeira foi se amadurecendo. Quem encontrasse a fava dentro da galette, seria rei por um dia. Em troca, compraria a galette do ano que vem.

Hoje, as Galletes des Rois são vendidas com bonecos dentro (com peças de porcelana, ferro ou plástico) e com coroas de papelão. Você encontra pedaços à venda até nas ruas de Paris.

galette-des-rois

A tradição foi difundida entre toda a Europa. Os espanhóis fizeram o Roscón de Reyes e os portugueses o Bolo-Rei.

Na França existem clubes super populares de colecionadores de bonecos de Galette des Rois.

galette

Um dos filmes mais recentes a mostrar em uma cena essa tradição da Galette des Rois é o Les Chansons D'Amour (As Canções de Amor) do Christophe Honoré, que esteve em cartaz no final do ano passado aqui em São Paulo.

Aqui no Brasil a tradição não pegou. Encontramos pouca coisa como alguns Bolos-Reis no supermercado ou em docerias como a Ofner.

Uma pena.

Mas se anime e faça a verdadeira Galette des Rois:

Ingredientes:

Creme de Amêndoas:
- 200 g de manteiga ou margarina sem sal
- 200 g de açúcar refinado
- 200 g de farinha de amêndoas
- 4 ovos
- 75 g de farinha de trigo

Preparo:
Em uma batedeira, bata o açúcar, a margarina e a farinha de amêndoa até ficar quase branca e aerada. Junte os ovos um a um e a farinha. Bata por mais um minuto e coloque na geladeira.

Montagem:
Com um disco de massa folhada comprada ou feita em casa, forre a forma e jogue por cima o creme de amêndoas e coloque o bonequinho (pode ser uma noz, uma fava, ou até um feijão). Com um outro disco, cubra o creme.
Pincele com gema a massa folhada e coloque em forno pré-aquecido médio (aprox. 200ºC) durante meia hora.

Pronto. Agora é só saber quem será o "roi du jour"!

 

Comentários

Bergamo disse…
Michel,
O Fabrice Lenud da Douce France (al. Jaú) prepara as galettes. E são muito boas por sinal!! Mas, realmente, essa tradição não pegou no Brasil...uma pena...
Abraços,
Bergamo
Anônimo disse…
Quando a gente não conhece algo nos passa despercebido. Não me lembro dessa cena no filme, não conhecia a Galette...

A Amiga
Auki disse…
A Amiga,

Lembra que tinha comentado com vc depois do filme? haha

Mas veja aqui: http://br.youtube.com/watch?v=ue1e7rT-4bU

Está em 2:20.
Anônimo disse…
Eu me lembro de você comentar não-sei-o-quê sobre não-sei-que-lá, rsrsrs

A Amiga

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Nova York levando café a sério

A dinâmica presente no DNA de Nova York se mostra presente também na cena de cafés especiais.A cada ano que passa fica evidente a vocação de Nova York para, assim como Porltand, Seatle e São Francisco, ser um ponto de referência de cafés especiais.Visitei e re-visitei nas últimas duas semanas aproximadamente 30 cafés especiais em Nova York além de lugares onde o nova-iorquino consome boa parte da bebida como Mc Donalds, Dunkin Donuts e, claro, Starbucks.GorjetasUma coisa que me chamou atenção esse ano foi a gorjeta. Culturalmente, as gorjetas variam de 10 a 15% do valor do pedido. Quase todos os cafés de NY hoje usam um iPad como POS ou ponto de venda (a nova geração da tela da caixa registradora) e simplesmente giram a tela para o consumidor colocar o quanto gostaria de dar de gorjeta.É fato que muita gente nos EUA vive com o dinheiro dessas gorjetas, que é muitas vezes maior que o valor do salário. Mas aqueles 10 ou 15% tradicionais estão virando coisa do passado. Alguns lugares sug…