Pular para o conteúdo principal

Carmen Miranda Maluquinha

ccm

Praticamente superado meu drama de viver sem batedeira e liquidifcador, resolvi fazer o meu bolo de sempre: o Nega Maluca… Fácil, rápido e não preciso de claras em neve. 

Mas tudo que é repetitivo, enjoa… Resolvi mudar um pouco alguns ingredientes e a maneira de como os misturava. Cheguei na textura e sabor que queria, mas faltava algo… a cobertura. Até que tive a idéia de comprar algumas frutas vermelhas e fazer uma super calda.

Como fiz na forma de cupcakes (porção perfeita para comer qualquer hora sem ter que cortar e lavar a faca… haha), os bolinhos de Nega Maluca com as frutas vermelhas me remeteram imediatamente à Carmen Miranda…

O nome já estava óbvio: Carmen Miranda Maluquinha…

Segue a receita e algumas dicas:


Massa do bolo:                                  

Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- 3 ovos
- 1 xícara de manteiga  
- ½ xícara de leite bem quente
- ½ xícara de água fervendo (complete a xícara de leite com essa água)
- 3 colherinhas (de café) de fermento em pó

Modo de Preparo:

1. Unte as formas com manteiga e farinha de trigo
2. Preaqueça o forno enquanto você prepara a massa
3. Em uma tigela misture a manteiga e o açúcar até ficar um creme homogêneo.

A função de misturá-los bem e utilizá-los em temperatura ambiente é “prender” bolhinhas de ar para a massa ficar super macia.

4. Junte os ovos e mexa bem, até a mistura ficar bem batida…
5. Junte o leite com a água e continue batendo…
6. Coloque aos poucos a farinha… Sempre batendo
7. Misture o chocolate… e não pare…
8. Por último, coloque o fermento e misture levemente.

Coloque a massa na assadeira (se tiver de cupcakes ou muffins seria perfeito, mas se tiver a quadrada ou redonda, pode usar também) e leve ao forno médio (por volta de 170 graus por 20 ou 30 minutos ou até o famoso palito de dente sair limpo quando espetado (no bolo!).


Cobertura:                                         

- 100g de Framboesa
- 100g de Amora
- 100g de Blueberry (mirtilos)
- 100g de Groselha (a fruta)
- 1 xícara de açúcar
- 1 taça de vinho

Amora e framboesa são razoavelmente comuns e fáceis de achar no Brasil;

Mirtilos ou Blueberries são encontrados em grandes supermercados (como o Pão de Açúcar ou Empório Santa Luzia em São Paulo) ou mercadões. O Sul do Brasil tem produzido com sucesso o fruto, já que é uma fruta de inverno rigoroso;

Agora, a groselha fresca… bem… Se você achar pra vender no Brasil, me avise. Mas tenho quase certeza que o Brasil não produz comercialmente.

Caso você não tenha, não precise usar, ou ainda substitua por outra fruta, como morangos ou ainda polpa de jaboticaba ou lichia (já fiz com lichia uma vez e ficou ótima!)

Preparo:

1. Misture tudo numa panela no fogão e mexa até reduzir pela metade.


Montagem:                                         

Coloque as frutinhas por cima do bolo e despeje a calda…

Simples, gostoso, apetitoso, saudável e fresco. Melhor que isso, só colocando uma bola de sorvete de creme ao lado do bolo bem quentinho!

Ah, você também pode colocar açúcar de confeiteiro por cima… Fica mais bonitinho.. hehe

 
:)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.