Pular para o conteúdo principal

Polvorone de Maçã

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Polvorone é uma torta de origem espanhola, meio esquecida nos dias de hoje, mas é uma beleza para tomar café com amigos!

É um dos meus doces preferidos, tantos para fazer quanto para comer, e já virou "arroz de festa", pq sempre quando me convidam para festinhas, eu levo o meu polvorone de maçã.

Porém, outro dia recebi alguns amigos de última hora e fui tentar dar um de espertão e dobrei a receita.

Não faça isso! Eu estraguei toda a receita e ainda passei carão com eles.  Aliás, eu deveria postar essa receita outro dia, mas como vou viajar, preciso postar para poder usá-la na viagem... Apesar de ser super fácil, tenho medo de dar branco. Afinal, tudo que acontece de estranho, acontece na Austrália! :)

Bom, essa receita é super simples. É a famosa 3,2,1,½!

Ingredientes da massa:
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga sem sal
½ xícara de chocolate em pó
½ xícara de amêndoas trituradas (opcional)


Preparo:
É muito complexo (*ironia*): Misturar tudo até formar uma farofa úmida!

Recheio:

2 maçãs cortadas em cubinhos
100g de chocolate meio amargo
½ xícara de vinho branco (opcional)

Preparo:
Misture tudo num recipiente e leve o micro-ondas (3min, divididos em 1 em 1 min, mexendo com espátula) ou em uma panela em fogo baixo (cerca de 6 min mexendo sempre) até derreter o chocolate e amolecer a maçã. Escorra a calda e reserve para a cobertura.

Montagem:
Divida a farofa em 2 partes. Forre uma assadeira de fundo removível ou refratária (untadas) com uma parte da farofa. Pressione levemente.
Coloque o recheio das maçãs e aperte mais um pouco e cubra a torta com a outra parte da farofa, tambem pressionando.
Asse em forno pré-aquecido por 180ºC por 20min.
Deixe esfriar. E decore com a calda que você reservou.



Bom, como eu falei, da última vez eu dobrei a receita e coloquei num recipiente pequeno. A massa quebrou, ficou algo muito grosso e bruto. Um horror. Mesmo assim tentei dar uma ajeitada, mas não deu certo... O ideal é essa torta ficar fininha, com certa de 2 dedos de altura e não desse jeito:


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agradecimentos à uma amiga que posou com o prato! Pq não teríamos essa foto! haha Eu teria vergonha de tirar.

Ah, polvorone vem de polvo, pó em espanhol, já que a massa é um pó que quando entra em contato com a umidade da boca, se desmancha tão perfeitamente que nos fazem comer ajoelhados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

CYP1A2: A Enzima que Liga o Café e o Azeite de Oliva - Bora Metabolizar!

Pasme, mas o café e o azeite de oliva têm uma conexão biológica surpreendente. Mas, como isso é possível? Bem, parece que o café e o azeite de oliva compartilham uma enzima chamada CYP1A2, que é responsável por metabolizar as substâncias químicas em nossos corpos. Então, quando você adiciona um pouco de azeite de oliva ao seu café espresso, você está basicamente dando um impulso extra para essa enzima!  A enzima CYP1A2 é responsável pela metabolização de várias substâncias químicas em nosso corpo, incluindo cafeína, nicotina, alguns medicamentos e outras toxinas. Ela é encontrada principalmente no fígado, mas também em outros tecidos , e é importante para a eliminação de substâncias tóxicas do nosso corpo. Além disso, a atividade da enzima CYP1A2 pode variar entre as pessoas, devido a fatores como genética, idade, dieta e uso de medicamentos. Por isso, a capacidade de metabolizar a cafeína e outras substâncias pode ser diferente em cada indivíduo, o que pode afetar a resposta do co...