Pular para o conteúdo principal

Polvorone de Maçã

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Polvorone é uma torta de origem espanhola, meio esquecida nos dias de hoje, mas é uma beleza para tomar café com amigos!

É um dos meus doces preferidos, tantos para fazer quanto para comer, e já virou "arroz de festa", pq sempre quando me convidam para festinhas, eu levo o meu polvorone de maçã.

Porém, outro dia recebi alguns amigos de última hora e fui tentar dar um de espertão e dobrei a receita.

Não faça isso! Eu estraguei toda a receita e ainda passei carão com eles.  Aliás, eu deveria postar essa receita outro dia, mas como vou viajar, preciso postar para poder usá-la na viagem... Apesar de ser super fácil, tenho medo de dar branco. Afinal, tudo que acontece de estranho, acontece na Austrália! :)

Bom, essa receita é super simples. É a famosa 3,2,1,½!

Ingredientes da massa:
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga sem sal
½ xícara de chocolate em pó
½ xícara de amêndoas trituradas (opcional)


Preparo:
É muito complexo (*ironia*): Misturar tudo até formar uma farofa úmida!

Recheio:

2 maçãs cortadas em cubinhos
100g de chocolate meio amargo
½ xícara de vinho branco (opcional)

Preparo:
Misture tudo num recipiente e leve o micro-ondas (3min, divididos em 1 em 1 min, mexendo com espátula) ou em uma panela em fogo baixo (cerca de 6 min mexendo sempre) até derreter o chocolate e amolecer a maçã. Escorra a calda e reserve para a cobertura.

Montagem:
Divida a farofa em 2 partes. Forre uma assadeira de fundo removível ou refratária (untadas) com uma parte da farofa. Pressione levemente.
Coloque o recheio das maçãs e aperte mais um pouco e cubra a torta com a outra parte da farofa, tambem pressionando.
Asse em forno pré-aquecido por 180ºC por 20min.
Deixe esfriar. E decore com a calda que você reservou.



Bom, como eu falei, da última vez eu dobrei a receita e coloquei num recipiente pequeno. A massa quebrou, ficou algo muito grosso e bruto. Um horror. Mesmo assim tentei dar uma ajeitada, mas não deu certo... O ideal é essa torta ficar fininha, com certa de 2 dedos de altura e não desse jeito:


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agradecimentos à uma amiga que posou com o prato! Pq não teríamos essa foto! haha Eu teria vergonha de tirar.

Ah, polvorone vem de polvo, pó em espanhol, já que a massa é um pó que quando entra em contato com a umidade da boca, se desmancha tão perfeitamente que nos fazem comer ajoelhados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas.Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro.Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente??Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional.Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana![a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!]Pão de Queijo da D. OdeteIngredientes:1 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) de leite
5 ovos
1kg de Polvilho azedo
1 colher (chá) sal
1 prato de queijo ralado
1 copo (americano) de água
Modo de Preparo: Esquent…