Polvorone é uma torta de origem espanhola, meio esquecida nos dias de hoje, mas é uma beleza para tomar café com amigos!
É um dos meus doces preferidos, tantos para fazer quanto para comer, e já virou "arroz de festa", pq sempre quando me convidam para festinhas, eu levo o meu polvorone de maçã.
Porém, outro dia recebi alguns amigos de última hora e fui tentar dar um de espertão e dobrei a receita.
Não faça isso! Eu estraguei toda a receita e ainda passei carão com eles. Aliás, eu deveria postar essa receita outro dia, mas como vou viajar, preciso postar para poder usá-la na viagem... Apesar de ser super fácil, tenho medo de dar branco. Afinal, tudo que acontece de estranho, acontece na Austrália! :)
Bom, essa receita é super simples. É a famosa 3,2,1,½!
Ingredientes da massa:
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga sem sal
½ xícara de chocolate em pó
½ xícara de amêndoas trituradas (opcional)
Preparo:
É muito complexo (*ironia*): Misturar tudo até formar uma farofa úmida!
Recheio:
2 maçãs cortadas em cubinhos
100g de chocolate meio amargo
½ xícara de vinho branco (opcional)
Preparo:
Misture tudo num recipiente e leve o micro-ondas (3min, divididos em 1 em 1 min, mexendo com espátula) ou em uma panela em fogo baixo (cerca de 6 min mexendo sempre) até derreter o chocolate e amolecer a maçã. Escorra a calda e reserve para a cobertura.
Montagem:
Divida a farofa em 2 partes. Forre uma assadeira de fundo removível ou refratária (untadas) com uma parte da farofa. Pressione levemente.
Coloque o recheio das maçãs e aperte mais um pouco e cubra a torta com a outra parte da farofa, tambem pressionando.
Asse em forno pré-aquecido por 180ºC por 20min.
Deixe esfriar. E decore com a calda que você reservou.
Bom, como eu falei, da última vez eu dobrei a receita e coloquei num recipiente pequeno. A massa quebrou, ficou algo muito grosso e bruto. Um horror. Mesmo assim tentei dar uma ajeitada, mas não deu certo... O ideal é essa torta ficar fininha, com certa de 2 dedos de altura e não desse jeito:
Agradecimentos à uma amiga que posou com o prato! Pq não teríamos essa foto! haha Eu teria vergonha de tirar.
Ah, polvorone vem de polvo, pó em espanhol, já que a massa é um pó que quando entra em contato com a umidade da boca, se desmancha tão perfeitamente que nos fazem comer ajoelhados.
Comentários