Pular para o conteúdo principal

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas.

Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro.

Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente??

Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional.

Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana!

[a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!]

Pão de Queijo da D. Odete

Ingredientes:

1 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) de leite
5 ovos
1kg de Polvilho azedo
1 colher (chá) sal
1 prato de queijo ralado

1 copo (americano) de água

Modo de Preparo:

Esquente o óleo com o leite até quase ferver. Sove o polvilho com o sal e um pouco de água (para sovar você deve colocar a água aos poucos e espremer o polvilho entre os dedos) até ficar esfarelada, sem bolinhas. A seguir, escalde o polvilho com o leite e o óleo, e continue a sovar a massa. Junte os ovos e continue a amassar. Vai pingando o restante do leite aos poucos enquanto vai amassando, até ela ficar consistente. Ela ficará boa quando não pregar mais nos dedos. Finalmente junte o queijo e termine de amassar.

Com a massa pronta, faça bolinhas com a mão (é bom passar um pouco de óleo nas mãos) e as coloque em uma forma untada, com uma distância considerável entre elas. Evite fazer bolas muito grandes pra não grudarem umas nas outras. Aí é só botar no forno pré-aquecido e esperar até elas ficarem douradas.

Leva aproximadamente 30 min.

Dicas:

1- Os ovos que minha mãe usa são caipira, que normalmente são menores que os de granja. Se os ovos que você for usar forem de granja e grandes, pode diminuir a quantidade para 4.

2- Minha mãe costuma usar queijo minas meia cura ou queijo coalho. Quanto mais curado for o queijo, melhor. Também pode ser parmesão. Se você desejar que o queijo derreta quando mordê-lo, inclua um pouco de mussarela ralada.

Tentador, não?

Quem fizer, por favor, comente!

Valeu, Rubens!! ;)

Update: O Rubens mandou uma atualização da receita. A receita acima já está alterada e certinha! ;)

Comentários

Iêeeeei! Estava justamente procurando uma receita de pão-de-queijo para fazer nesse FDS! :D
Copo americano tem 200ml, certo? :P

Abraços!
Auki disse…
Hey!!

É.. 1 copo americano = 200ml...

:P

Me conta depois! =D
Rubens Torres disse…
Liguei para minha mãe e ela ficou muito feliz por você ter publicado a receita dela.
Obrigado!
Ela ficou mais feliz pq acha que minha irmã vai finalmente aprender a fazer pão de queijo agora...rzz Nem vou falar nada pq se minha irmã entra aqui e me pega falando dela eu tô lascado...hehehe
Mas façam sim, qualquer dúvida avisem que eu repasso pra D. Odete.
Rubens Torres disse…
Gente, existe um erro nessa receita. Dps que você colocar os ovos e começar a amassar é preciso ir amolecendo a massa com leite e aos poucos. É preciso aprox. 2 copos americanos de leite, senão a massa fica seca. Ela fica boa quando estiver conscistente. Aí sim vc acrescenta o queijo.
Desculpem meu erro, mas é que peguei a receita por telefone com minha mãe e só quando fui fazer com ela é q percebi o erro.
Ricardo disse…
Ahahaa morri de rir quando li "óleo". É claro q o PQ mineiro tradicional é feito com outro ingrediente, mas para quem não sabe, as donas de casas mineiras sempre escondem um ou outro segredinho das suas receitas ;)
Unknown disse…
Qual seria a quantidade de 1 prato de queijo? pode ser queijo minas branco, ou queijo parmesão ralado??

Obrigada,

Melina.
Rubens Torres disse…
Melina, eu uso prato fundo e o queijo fica mto bom com o parmesão. Pode usar o Minas tbém, mas deixa ele curar um pouco (é só esperar ele dar uma amarelada depois de alguns dias) pq assim fica mto mais gostoso. Mas com ele branco fica bom tbém.
r!, hehehe... é verdade, mas esse ingrediente é meio condenado nestes tempos chatos onde impera o politicamente correto... ou no caso o politicamente saudável (se é q existe este termo...rzz).
mai disse…
افضل شركات الترميم بالرياض
اننا في شركة سما الصقر نعمل على مدار 24 ساعة طوال ايام الاسبوع ويقوم فريق الدعم الفني وخدمة العملاء لدينا بالرد على جميع استفساراتكم وامدادكم بالنصائح المفيدة الى ان يصلكم فريق عمل الشركة في الموعد المحدد تماما.
افضل شركة ترميم بالرياض
ترميم حمامات
شركة ترميم فلل بالرياض
ترميم منازل بالرياض
شركة ترميم بالرياض
شركة ترميم
شركة ترميم حمامات
افضل شركة ترميم بالرياض

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.