Pular para o conteúdo principal

Não quer entrar para tomar uma xícara de café?


A crise econômica nos EUA e na Europa está influenciando o mercado de café e gerando uma tendência curiosa. 

Geralmente em tempos de recessão, a economia entra no que os economistas chamam de Fator Latte:  se você deixar de tomar o seu latte, espresso, cappuccino por dia no Starbucks ou naquele lugar perto do trabalho, você economiza não sei quantos (muitos) mil dólares no final do ano. 

Mas recentemente tudo mudou e aponta-se a uma tendência: as pessoas não desistiram de tomar café, mas passaram a tomar em casa, com o cuidado de não comprometer a qualidade.

As máquinas de espresso estão se popularizando muito rápido e há uma explosão de vendas nas máquinas que funcionam com cápsulas, como as da Nespresso.

Mas será que os cafés em cápsulas serão o futuro do café feito em casa?

Segundo pesquisa do instituto Euromonitor, não.  Com o aumento da concorrência das máquinas de café em cápsulas, os preços estão despencando, fazendo com que as pessoas preterem as famosas cafeteiras de filtro de papel. O ápice se dará em 2014, quando as máquinas com cápsulas serão o método caseiro mais popular de se fazer café. Mas o fato é que hoje essas máquinas estão introduzindo muita gente no mercado gourmet de café, sabendo escolher blends, origem e procedência.

Já as máquinas de espresso estão sofrendo uma "premiumização", se tornando um produto premium.

Ou seja, daqui há alguns anos os consumidores de máquinas com cápsulas se sentirão amarrados a uma determinada marca, sem poder trocar ou provar outros tipos de cafés e passarão a desejar um produto mais premium, podendo gastar um pouco mais com uma cafeteira espresso, livres para escolher e comprar o grão que quiser e onde bem entender.

Ou seja, o mercado de café segue inovando e se mostrando bem dinâmico mesmo em tempos de crise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Garrafa Térmica da Stanley. Vale a pena?

Se um dia a gente se encontrar ou se voce vier em casa, voce vai perceber que sou aqueles doidos obcecados por alguma coisa. Dentre VARIAS outras coisas, o que eu amo sao as garrafinhas termicas. Não tinha muito o hábito de carregar uma garrafinha d'agua quando morava no Brasil, mas quando me mudei pra Austrália em 2009, isso virou algo essencial por andar muito, além de muito calor...Pois bem, desde então não consigo sair de casa sem uma garrafinha de água. Qd voltei ao Brasil, depois vim aqui pra Berlin isso não mudou meus hábitos e acabei colecionando várias garrafinhas.  É ótimo por todas as coisas que você já sabe (segura a agua gelada e bebidas quentes por horas), e é também companheira de viagens (os tantos de café que comprei no aeroporto pra beber no avião e evitar aquele cafezinho horroroso que servem a bordo). Pois bem, algumas garrafas snao praticamente descartaveis. Seguram o calor nos primeiros usos e logo depois parece que não funciona como deveria funcionar. Aparent...