Pular para o conteúdo principal

Não quer entrar para tomar uma xícara de café?


A crise econômica nos EUA e na Europa está influenciando o mercado de café e gerando uma tendência curiosa. 

Geralmente em tempos de recessão, a economia entra no que os economistas chamam de Fator Latte:  se você deixar de tomar o seu latte, espresso, cappuccino por dia no Starbucks ou naquele lugar perto do trabalho, você economiza não sei quantos (muitos) mil dólares no final do ano. 

Mas recentemente tudo mudou e aponta-se a uma tendência: as pessoas não desistiram de tomar café, mas passaram a tomar em casa, com o cuidado de não comprometer a qualidade.

As máquinas de espresso estão se popularizando muito rápido e há uma explosão de vendas nas máquinas que funcionam com cápsulas, como as da Nespresso.

Mas será que os cafés em cápsulas serão o futuro do café feito em casa?

Segundo pesquisa do instituto Euromonitor, não.  Com o aumento da concorrência das máquinas de café em cápsulas, os preços estão despencando, fazendo com que as pessoas preterem as famosas cafeteiras de filtro de papel. O ápice se dará em 2014, quando as máquinas com cápsulas serão o método caseiro mais popular de se fazer café. Mas o fato é que hoje essas máquinas estão introduzindo muita gente no mercado gourmet de café, sabendo escolher blends, origem e procedência.

Já as máquinas de espresso estão sofrendo uma "premiumização", se tornando um produto premium.

Ou seja, daqui há alguns anos os consumidores de máquinas com cápsulas se sentirão amarrados a uma determinada marca, sem poder trocar ou provar outros tipos de cafés e passarão a desejar um produto mais premium, podendo gastar um pouco mais com uma cafeteira espresso, livres para escolher e comprar o grão que quiser e onde bem entender.

Ou seja, o mercado de café segue inovando e se mostrando bem dinâmico mesmo em tempos de crise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.