Pular para o conteúdo principal

Billy Kwong: Cozinha chinesa com responsabilidade

Se você gosta dos programas de culinária da TV a cabo,  você certamente deve conhecer, além do Jamie Oliver, Gordon Ramsay e Curtis Stone, a Kylie Kwong.

Kylie-Kwong

Kylie Kwong é australiana com ascendência chinesa. É conhecida no Brasil pela série “A deliciosa China de Kylie Kwong", transmitida pelo canal pago GNT.

Aqui na Austrália é uma das chefs celebridades, com vários livros, DVDs e convidada especial em inúmeros programas de gastronomia como o MasterChef e Junior MasterChef, esse último teve sua final na última terça-feira.

Ela também tem um restaurante aqui em Sydney, chamado Billy Kwong localizado no modernete bairro de Surry Hills.

Billy_kwong_logo

Ao lado de restaurantes também estrelados e caríssimos, o Billy Kwong parece intimidar quem passa pela Crown Street. O ambiente é muito pequeno, intimista e apenas uma mesa com um vaso de flor separa o salão da cozinha.

Não há filas, não há a possibilidade de reservar mesa. Mas está sempre lotado. De segunda a domingo. O segredo? Vou te contar…

Chegamos lá por volta das 20h30. O host pegou meu nome e celular e nos avisou que a espera seria de 50 minutos. Sim, meu caro… quase 1 hora numa terça-feira. E que ele me ligaria quando a mesa estivesse pronta. Ou seja, nada de fazer filas na porta. Fomos para um pub na frente do restaurante e em exatos 50 minutos, ele me ligou dizendo que nossa mesa estava pronta.

Apenas 2 garçonetes tomam conta do salão. Tira os pedidos e traz a comida. O vinho branco da casa é delicioso, mas não vendem a garrafa fechada. Se quiser levar pra casa, tem que levar a garrafa aberta. O motivo: eles não são bottle shop! (Aqui na Austrália, é proibido vender bebidas alcoólicas em supermercados, só em lojas especiais, as bottle shops).

Os preços no cardápio parecem razoáveis para o padrão de Sydney: variam entre 30 e 48 dólares o prato principal. Pedi o prato assinatura da Kylie: Pele crocante de pato ao molho cítrico.

Apesar do nome assustador, a pele tem carne de pato… hehe

E o surpreendente: Todos os pratos servem duas porções. A porção extra de arroz custa 3,50 dólares. Uma bagatela na cidade.

Todo o cardápio é feito com animais orgânicos criados livres (nada de gaiolas) e as frutas e vegetais, além de serem orgânicos são biodinâmicos (comida biodinâmica é orgânica, mas de uma maneira mais filosófica, baseada em ciclos lunares e rituais cósmicos).

Todos os molhos de soja, café, chá, chocolate, vinagre, açúcar e óleos são orgânicos e “fair trade” (comércio justo e ético)

A Kylie também foi a pioneira em neutralizar a emissão de todo o carbono que seu restaurante produz.

A comida é deliciosamente simples, sem grandes malabarismos culinários. O meu prato estava harmonicamente impecável: o azedo, doce e cítrico do molho com a carne suculenta e a pele crocante do pato.

A sobremesa do dia, uma simples pêra poché com crême e chocolate. Não sou muito fã de pêra, mas estava bem boa…

Os preços foram bem justos, e, pra ser bem honesto, a conta foi bem abaixo de qualquer outro restaurante de padrão menor.

Ao sair de lá, você consegue entender a razão de Kylie Kwong ter o melhor restaurante chinês da Austrália e ser uma chef de cozinha com orgulho da profissão.

Para ver mais fotos, veja o álbum abaixo:

 

Billy Kwong
3/355 Crown St, Surry Hills
Tel: +61 (02) 9332-3300
Sydney, Austrália

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

Tabule

Semana passada fui jantar com minha amiga (e ex-chefe) na casa dela. Entre as coisas gostosas como couscous marroquino e um queijo fantástico, tinha tabule! Tabule foi a segunda receita que aprendi na minha vida, lá no comecinho dos anos 90, no " São Paulo Já " (antecessor do SPTV, jornal local da Globo em São Paulo) . Era uma reportagem de natal e a Ananda Apple mostrava ceias étnicas tradicionais. Até 2004 eu tinha a mania de gravar tudo que via de interessante na TV. Tenho mais de 70 fitas VHS guardadas e ainda tenho gravada essa reportagem. Na mesma fita tem até a Neka Menna Barreto (uma das mais famosas banqueteiras) em começo de carreira no programa da Silvia Poppovic na Band. :) A receita do tabule era muito fácil para uma criança e eu fazia direto. Com o tempo fui moldando a receita, mexendo em algumas coisas e hoje é uma das coisas que mais gosto de fazer e comer. Não é um tabule tradicional, mas é o tabule (ou salada de grãos de trigo) que eu adoro! Se

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de