Pular para o conteúdo principal

Risotto de Cogumelos com Perna de Carneiro

Risotto de Cogumelos com Carneiro

Minha melhor amiga, que hoje mora em Brisbane, veio me visitar aqui em Sydney e aproveitou para passar o Réveillon comigo (claro, ela não é boba!! hehe!).

Eu quis fazer um jantar especial pra ela, mas ao mesmo tempo simples, barato, rápido e gostoso.

Não sabia muito o que fazer, quando tive a idéia de fazer um Risotto de Cogumelos com Perna de Carneiro. Ela e eu adoramos carneiro. E, como não comi na [pseudo] Ceia de Natal, resolvi fazer.

Risotto de Cogumelos

- 150g de cogumelos
- 200g de arroz Arbório ou Carnarolli
- 1 xícara de chá de vinho branco seco
- 5 collheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 litro de caldo de carne
- 100g de queijo parmesão ralado

Observações:
Pode usar margarina;
Caldo de carne feito em casa é sempre melhor, mas pode usar os cubinhos (4 cubos);
É essencial que o queijo seja ralado na hora.

Modo de Preparo:
Fatie finamente os cogumelos e refogue-os em uma colher de manteiga. Reserve.

Refogue a cebola e o alho em duas colheres de manteiga. Adicione o arroz sem lavá-lo, frite-o e coloque o vinho branco. Mexa o arroz sem parar, até o vinho evaporar. Abaixe o fogo.

Adicione aos poucos o caldo de carne. Quando o arroz secar, adicione mais um pouco. Não pare de mexer o arroz. Faça isso pelos próximos 18 minutos, usando todo o caldo.

Finalize acrescentando os cogumelos, o queijo e o restante da manteiga. Mexa e desligue o fogo. Sirva na hora.

Lembra-se que, depois de 20 minutos, o risotto perde a consistência correta.

Perna de Carneiro

- 4 fatias de perna de carneiro
- 3 xicarás de chá de vinho branco seco
- Pimenta do reino triturada na hora
- Hortelã
- Sal a gosto

Modo de Preparo:
Em um saco plástico limpo, coloque as pernas de carneiro com o vinho, a pimenta e um pouco (não tão pouco) de hortelã amassada. Tire o ar do saco, feche-o e deixe-o marinando por aproximadamente 3 horas, ou se preferir, da noite pro dia.

Após o período, em uma frigideira bem quente, salgue-o e frite-o por 2, 3 minutos de cada lado. Esse tempo é suficiente para a carne ficar no ponto.

Se quiser, reduza a marinada e use-a como um molho de hortelã.

Dica: Use um bom vinho branco porque vai sobrar e você pode beber o resto enquanto cozinha! haha

O resultado é um prato [quase] leve e [muito] gostoso. :)

 

Comentários

Anônimo disse…
Meu amigo-irmão, obrigada por me oferecer mais essas memórias deliciosas que levarei para sempre comigo. Vendo esta foto eu me lembro que os dias aí, assim como o jantar, foram incríveis!

A Amiga

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Nova York levando café a sério

A dinâmica presente no DNA de Nova York se mostra presente também na cena de cafés especiais.A cada ano que passa fica evidente a vocação de Nova York para, assim como Porltand, Seatle e São Francisco, ser um ponto de referência de cafés especiais.Visitei e re-visitei nas últimas duas semanas aproximadamente 30 cafés especiais em Nova York além de lugares onde o nova-iorquino consome boa parte da bebida como Mc Donalds, Dunkin Donuts e, claro, Starbucks.GorjetasUma coisa que me chamou atenção esse ano foi a gorjeta. Culturalmente, as gorjetas variam de 10 a 15% do valor do pedido. Quase todos os cafés de NY hoje usam um iPad como POS ou ponto de venda (a nova geração da tela da caixa registradora) e simplesmente giram a tela para o consumidor colocar o quanto gostaria de dar de gorjeta.É fato que muita gente nos EUA vive com o dinheiro dessas gorjetas, que é muitas vezes maior que o valor do salário. Mas aqueles 10 ou 15% tradicionais estão virando coisa do passado. Alguns lugares sug…