Pular para o conteúdo principal

Banana Tarte Tatin

OLYMPUS DIGITAL CAMERA          

Outro dia convidei dois amigos para vir aqui em casa para jogar conversa fora. E, claro, precisava fazer alguma coisa rápida e gostosa, pois chegariam em minutos...

Foi aí que tive a ideia de fazer a Banana Tarte Tatin. Na verdade é uma torta de banana ao estilo Tarte Tatin.

Tarte Tatin é uma famosa torta invertida de maçã, que prometo de falar dela outro dia.

O bom dessa torta é que ficou pronta muito rápido e é muito fácil de fazer.

Talvez a única coisa difícil de você achar é a massa folhada congelada. Geralmente você encontra em bons supermercados.

Uma dica na hora de comprar massa folhada aí no Brasil: Preste muita atenção nos ingredientes da massa. Tem muita massa congelada que é feita com gordura vegetal hidrogenada e é horrível (tanto para o paladar quanto para suas queridíssimas e estimadas artérias!). Prefira as que levam manteiga ou margarina.

Pra quem está aqui na Austrália, procure por "puff pastry" (massa folhada). Eu comprei a da marca Pampas, que por sinal é muito boa.

Bom, segue a receita:

Ingredientes:

- 250g de massa folhada congelada ou o suficiente para cobrar uma assadeira
- 5 bananas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Canela em pó
- Raspas de meia casca de laranja

Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas ou em tiras finas.

Em uma assadeira,misture o açucar, manteiga, canela e as raspas de laranja e leve-os ao fogo, mexendo sempre até formar um caramelo. Tome muito cuidado para você nem o caramelo queimar.

Caso você perceba que etá queimando e que o caramelo não está no ponto, coloque ½ xícara de água. Novamente muito cuidado, pois a água em contato com o caramelo quente pode "pular".

Bom, caramelo feito, deslique o fogo e arrume por cima do caramelo as fatias/rodelas de banana.

Por último,cubra a ssadeira com as folhas de massa folhada descongelada (só deixar 10min fora da geladeira). Caso a massa que você comprou não venha em folhas, abra a massa com um rolo até ficar na espessura de aprox. 5mm (½ cm).

Leve ao forno médio-alto pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Após esse tempo, com a torta ainda quente, inverta a assadeira em uma bandeija, tomando cuidado para não se queimar (reparou que tô morrendo de medo de você se queimar fazendo essa torta?? haha).

Pronto. O recheio ficará por cima e a pectina da banana fará com que o caramelo fique cremoso.

É simples, rápido e o povo adora! 

Sirva sozinha ou com uma bola de sorvete de creme!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

Nova York levando café a sério

A dinâmica presente no DNA de Nova York se mostra presente também na cena de cafés especiais.   A cada ano que passa fica evidente a vocação de Nova York para, assim como Porltand, Seatle e São Francisco, ser um ponto de referência de cafés especiais.   Visitei e re-visitei nas últimas duas semanas aproximadamente 30 cafés especiais em Nova York além de lugares onde o nova-iorquino consome boa parte da bebida como Mc Donalds, Dunkin Donuts e, claro, Starbucks.   Gorjetas   Uma coisa que me chamou atenção esse ano foi a gorjeta. Culturalmente, as gorjetas variam de 10 a 15% do valor do pedido. Quase todos os cafés de NY hoje usam um iPad como POS ou ponto de venda (a nova geração da tela da caixa registradora) e simplesmente giram a tela para o consumidor colocar o quanto gostaria de dar de gorjeta.   É fato que muita gente nos EUA vive com o dinheiro dessas gorjetas, que é muitas vezes maior que o valor do salário. Mas aqueles 10 ou 15% tradicionais estão virando coisa do passado. Algu

Torta de Ameixas da Marian Burros

Entre 1983 e 1989, o The New York Times publicou durante os meses de setembro uma receita de torta de ameixas da chef Mariam Burros. Em 1989, o editor resolveu que seria o último ano que essa receita seria publicada no jornal. No ano seguinte, uma enxurrada de cartas pedindo a publicação da receita fez com que o jornal voltasse a publicar. Desde então, todos os anos, em setembro, a receita volta a ser publicada tradicionalmente no NYT. Em uma enquete há 5 anos atrás para escolher a receita favorita dos leitores, essa torta de ameixa foi eleita com 3 vezes mais votos que a segunda colocada. De onde vem esse apego? Talvez pela simplicidade da receita e por quase zero chances de dar errada. Ou talvez por ser tão versátil e substituir as ameixas por qualquer outra fruta. De fato, é muito simples, rápido e o resultado surpreende. Torta de Ameixas da Marian Burros Ingredientes: - 3/4 de uma xícara de açúcar (ou 130g) - 1/2 xícara de manteiga sem sal (ou 115g), em temperatura ambiente. - 1