Pular para o conteúdo principal

Banana Tarte Tatin

OLYMPUS DIGITAL CAMERA          

Outro dia convidei dois amigos para vir aqui em casa para jogar conversa fora. E, claro, precisava fazer alguma coisa rápida e gostosa, pois chegariam em minutos...

Foi aí que tive a ideia de fazer a Banana Tarte Tatin. Na verdade é uma torta de banana ao estilo Tarte Tatin.

Tarte Tatin é uma famosa torta invertida de maçã, que prometo de falar dela outro dia.

O bom dessa torta é que ficou pronta muito rápido e é muito fácil de fazer.

Talvez a única coisa difícil de você achar é a massa folhada congelada. Geralmente você encontra em bons supermercados.

Uma dica na hora de comprar massa folhada aí no Brasil: Preste muita atenção nos ingredientes da massa. Tem muita massa congelada que é feita com gordura vegetal hidrogenada e é horrível (tanto para o paladar quanto para suas queridíssimas e estimadas artérias!). Prefira as que levam manteiga ou margarina.

Pra quem está aqui na Austrália, procure por "puff pastry" (massa folhada). Eu comprei a da marca Pampas, que por sinal é muito boa.

Bom, segue a receita:

Ingredientes:

- 250g de massa folhada congelada ou o suficiente para cobrar uma assadeira
- 5 bananas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Canela em pó
- Raspas de meia casca de laranja

Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas ou em tiras finas.

Em uma assadeira,misture o açucar, manteiga, canela e as raspas de laranja e leve-os ao fogo, mexendo sempre até formar um caramelo. Tome muito cuidado para você nem o caramelo queimar.

Caso você perceba que etá queimando e que o caramelo não está no ponto, coloque ½ xícara de água. Novamente muito cuidado, pois a água em contato com o caramelo quente pode "pular".

Bom, caramelo feito, deslique o fogo e arrume por cima do caramelo as fatias/rodelas de banana.

Por último,cubra a ssadeira com as folhas de massa folhada descongelada (só deixar 10min fora da geladeira). Caso a massa que você comprou não venha em folhas, abra a massa com um rolo até ficar na espessura de aprox. 5mm (½ cm).

Leve ao forno médio-alto pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Após esse tempo, com a torta ainda quente, inverta a assadeira em uma bandeija, tomando cuidado para não se queimar (reparou que tô morrendo de medo de você se queimar fazendo essa torta?? haha).

Pronto. O recheio ficará por cima e a pectina da banana fará com que o caramelo fique cremoso.

É simples, rápido e o povo adora! 

Sirva sozinha ou com uma bola de sorvete de creme!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de