Pular para o conteúdo principal

Banana Tarte Tatin

OLYMPUS DIGITAL CAMERA          

Outro dia convidei dois amigos para vir aqui em casa para jogar conversa fora. E, claro, precisava fazer alguma coisa rápida e gostosa, pois chegariam em minutos...

Foi aí que tive a ideia de fazer a Banana Tarte Tatin. Na verdade é uma torta de banana ao estilo Tarte Tatin.

Tarte Tatin é uma famosa torta invertida de maçã, que prometo de falar dela outro dia.

O bom dessa torta é que ficou pronta muito rápido e é muito fácil de fazer.

Talvez a única coisa difícil de você achar é a massa folhada congelada. Geralmente você encontra em bons supermercados.

Uma dica na hora de comprar massa folhada aí no Brasil: Preste muita atenção nos ingredientes da massa. Tem muita massa congelada que é feita com gordura vegetal hidrogenada e é horrível (tanto para o paladar quanto para suas queridíssimas e estimadas artérias!). Prefira as que levam manteiga ou margarina.

Pra quem está aqui na Austrália, procure por "puff pastry" (massa folhada). Eu comprei a da marca Pampas, que por sinal é muito boa.

Bom, segue a receita:

Ingredientes:

- 250g de massa folhada congelada ou o suficiente para cobrar uma assadeira
- 5 bananas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Canela em pó
- Raspas de meia casca de laranja

Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas ou em tiras finas.

Em uma assadeira,misture o açucar, manteiga, canela e as raspas de laranja e leve-os ao fogo, mexendo sempre até formar um caramelo. Tome muito cuidado para você nem o caramelo queimar.

Caso você perceba que etá queimando e que o caramelo não está no ponto, coloque ½ xícara de água. Novamente muito cuidado, pois a água em contato com o caramelo quente pode "pular".

Bom, caramelo feito, deslique o fogo e arrume por cima do caramelo as fatias/rodelas de banana.

Por último,cubra a ssadeira com as folhas de massa folhada descongelada (só deixar 10min fora da geladeira). Caso a massa que você comprou não venha em folhas, abra a massa com um rolo até ficar na espessura de aprox. 5mm (½ cm).

Leve ao forno médio-alto pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Após esse tempo, com a torta ainda quente, inverta a assadeira em uma bandeija, tomando cuidado para não se queimar (reparou que tô morrendo de medo de você se queimar fazendo essa torta?? haha).

Pronto. O recheio ficará por cima e a pectina da banana fará com que o caramelo fique cremoso.

É simples, rápido e o povo adora! 

Sirva sozinha ou com uma bola de sorvete de creme!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

CYP1A2: A Enzima que Liga o Café e o Azeite de Oliva - Bora Metabolizar!

Pasme, mas o café e o azeite de oliva têm uma conexão biológica surpreendente. Mas, como isso é possível? Bem, parece que o café e o azeite de oliva compartilham uma enzima chamada CYP1A2, que é responsável por metabolizar as substâncias químicas em nossos corpos. Então, quando você adiciona um pouco de azeite de oliva ao seu café espresso, você está basicamente dando um impulso extra para essa enzima!  A enzima CYP1A2 é responsável pela metabolização de várias substâncias químicas em nosso corpo, incluindo cafeína, nicotina, alguns medicamentos e outras toxinas. Ela é encontrada principalmente no fígado, mas também em outros tecidos , e é importante para a eliminação de substâncias tóxicas do nosso corpo. Além disso, a atividade da enzima CYP1A2 pode variar entre as pessoas, devido a fatores como genética, idade, dieta e uso de medicamentos. Por isso, a capacidade de metabolizar a cafeína e outras substâncias pode ser diferente em cada indivíduo, o que pode afetar a resposta do co...