Pular para o conteúdo principal

Banana Tarte Tatin

OLYMPUS DIGITAL CAMERA          

Outro dia convidei dois amigos para vir aqui em casa para jogar conversa fora. E, claro, precisava fazer alguma coisa rápida e gostosa, pois chegariam em minutos...

Foi aí que tive a ideia de fazer a Banana Tarte Tatin. Na verdade é uma torta de banana ao estilo Tarte Tatin.

Tarte Tatin é uma famosa torta invertida de maçã, que prometo de falar dela outro dia.

O bom dessa torta é que ficou pronta muito rápido e é muito fácil de fazer.

Talvez a única coisa difícil de você achar é a massa folhada congelada. Geralmente você encontra em bons supermercados.

Uma dica na hora de comprar massa folhada aí no Brasil: Preste muita atenção nos ingredientes da massa. Tem muita massa congelada que é feita com gordura vegetal hidrogenada e é horrível (tanto para o paladar quanto para suas queridíssimas e estimadas artérias!). Prefira as que levam manteiga ou margarina.

Pra quem está aqui na Austrália, procure por "puff pastry" (massa folhada). Eu comprei a da marca Pampas, que por sinal é muito boa.

Bom, segue a receita:

Ingredientes:

- 250g de massa folhada congelada ou o suficiente para cobrar uma assadeira
- 5 bananas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Canela em pó
- Raspas de meia casca de laranja

Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas ou em tiras finas.

Em uma assadeira,misture o açucar, manteiga, canela e as raspas de laranja e leve-os ao fogo, mexendo sempre até formar um caramelo. Tome muito cuidado para você nem o caramelo queimar.

Caso você perceba que etá queimando e que o caramelo não está no ponto, coloque ½ xícara de água. Novamente muito cuidado, pois a água em contato com o caramelo quente pode "pular".

Bom, caramelo feito, deslique o fogo e arrume por cima do caramelo as fatias/rodelas de banana.

Por último,cubra a ssadeira com as folhas de massa folhada descongelada (só deixar 10min fora da geladeira). Caso a massa que você comprou não venha em folhas, abra a massa com um rolo até ficar na espessura de aprox. 5mm (½ cm).

Leve ao forno médio-alto pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Após esse tempo, com a torta ainda quente, inverta a assadeira em uma bandeija, tomando cuidado para não se queimar (reparou que tô morrendo de medo de você se queimar fazendo essa torta?? haha).

Pronto. O recheio ficará por cima e a pectina da banana fará com que o caramelo fique cremoso.

É simples, rápido e o povo adora! 

Sirva sozinha ou com uma bola de sorvete de creme!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas . Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro. Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente?? Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional. Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana! [a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!] Pão de Queijo da D. Odete Ingredientes: 1 copo (americano) de óleo 1 copo (americano) de leite 5 ovos 1kg de Polvilho azedo 1 colher (chá) sal 1 prato de queijo ralado 1 copo (americano) de águ