Pular para o conteúdo principal

Risotto Fake de Cogumelo!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA          
It's a bad picture...

Fazer um risotto aqui na Austrália não é tão fácil e barato como costuma ser aí no Brasil.

Em Sydney, supermercado não pode vender bebida alcoólica. Apenas lojas especializadas, as Liquor ou Bottles Shops.

Fui tentar comprar um vinho branco, mas o mais barato, custava $ 10. Cerca de R$ 17,00. Um pouco caro para usar apenas uma xícara.

Resolvi abrir mão de fazer um bom risotto e fazer um Fake ("falso")Risotto.

Gostoso, mas não tão gostoso quanto deveria ser. Usei produtos que vc encontra baratinho em qualquer supermercado em qualquer (ou pelo menos na maioria) país do mundo como caldo de carne em cubinhos, queijo já ralado. Ah, e não usei vinho. (Sim, sou mão-de-vaca

Não é muito saudável, mas matou minha vontade de comer risotto.

Ingredientes:

- 8 Cogumelos (cerca de 200g)
- 200g de arroz (não lave o arroz)
- 5 colheres de sopa de manteiga
- 1 coher de sopa de cebola
- 1 dente de alho
- Caldo de carne (usei 4 cubinhos para dar 1 litro, mas pode variar de acordo com a marca)
- 100g de queijo parmesão ralado

Preparo:

Corte os cogumelos em fatias finas e refogue-os em uma colher de manteiga. Reserve.
Refogue a cebola e o alho em uma colher de manteiga. Adicione o arroz, frite-o e coloque mais uma colher de manteiga. Abaixe o fogo.

Adicione um pouco de caldo de carne. Quando o arroz secar, adicione mais um pouco. Não pare de mexer o arroz. Faça isso pelos próximos 18 minutos, usando todo o caldo.

Finalize acrescentando os cogumelos, o queijo e o restante da manteiga. Mexa e desligue o fogo.

É um prato fácil, barato e gostoso!

Não se assuste com a foto. Eu esqueci de bater foto depois que comi... Ou seja, ele ja estava frio e a aparência não ficou la essas coisas... Mas é gostoso, acredite! :)



 

Comentários

Rubens Torres disse…
E não vendem dose de vinho nos pubs? Não dava p/ comprar uma xícara em um? Ou pedir na vizinhança q é até melhor(Sou mais mão-de-vaca ainda..rzz)

Aliás, estava pensando, acho que nunca comi risoto... não me recordo... que puxa!

Realmente não achei mto saudável 4 tabletes de caldo de carne, um só já tem um absurdo de sódio, 4 então o coração sofre... :P

Eu sou tão chato com supermercado, comparo rótulos, preços e informações nutricionais...rzz

Adoro receitas econômicas, são as melhores em todos os sentidos. :)

Abraço!
Ana Franco disse…
Acompanho seu blog há algum tempo, e tenho visto suas aventuras down under meio de queixo caído...

Explico: morei em Melbourne e lá me formei em gastronomia.Conheço bem os hábitos australianos.

Meu assombro vem desde o dia que vc postou que não achava hortelá fresca! Cara, em qualquer Cole's da vida vc encontra ótimos ingredientes frescos, alguns bem diferenciados como tomilho-limão, manjericão tailandês e folhas frescas de limão kaffir (coisa que não se acha no Brasil nem por decreto!).

Depois me assustei com a história de não achar café bom! Até a estação de trem tem um espresso decente!

Agora o vinho! Como assim, não acha vinho barato??? Em Melbourne encontrava vinhos bib (bag in box) por menos de 5 doletas australianos! E na boa, vc usa uma xícara no risotto e pode beber o resto, né colega?

E mais, pra quem foi finalista do Paladar, é uma vergonha fazer ristto com arroz comum e caldo indstrializado... Fica a dica.

Concluindo, ou você não está sabendo procurar ou Sydney é um lixo pra se viver. Mude pra Melbourne!
Auki disse…
Oi Ana,

Juro que nao acho hortelã fresca... Na verdade tentei dois supermercados, o Woolworth e o Coles... ambos aqui na city. O Woolworth, que vou sempre e faço mnhas compras, é impossivel achar. Já perguntei 3 vezes sobre hortela e sempre a mesma resposta: Não tem! No Coles, um pouco longe de casa, procurei uma vez e não achei. Não voltei mais.

E outra coisa que não acho aqui é trigo para kibe...

Sobre o café bom, existe cafés espressos por toda a parte aqui tb, mas, para meu paladar, posso contar no dedo os bons cafés que tomei aqui. E não sou só eu que acha isso não. Juro que não sou chato.

Outro dia bebi um café no Gloria Jeans e fiquei uma semana mal do estomago...

Sobre vinho barato, aki nao se vende vinho em supermercado. nao sei como é em melbourne, mas aqui os liquors shops nao tem vinho branco barato. E, como nao gosto muito de vinho branco, nao quero gastar 10 dolares. Vim com meu dinheiro e preciso otimiza-lo da melhor maneira possivel.

Sobre o risotto com arroz comum e caldo industrializado, sim, é terrivel, por isso que coloquei o nome como FAKE RISOTTO. Mas e o que meu tempo deu pra fazer.

Não é tão facil eu ter tempo para cozinhar ou para comprar coisas no mercado com calma. Ainda não me ajeitei aqui (estou aqui a pocuo tempo). Mas com o tempo vou me adaptando e conhencendo.

Preciso de tempo pra poder voltar a cozinhar e a pesquisar... Meu objetivo aqui é outro e to tentando botá-lo na linha.

meus posts sao apenas meu ponto de vista de quem acabou de chegar...

Michel

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.