Pular para o conteúdo principal

Chocolate

Estou lindo um livro incrível. Chama-se "Bread, Wine and Chocolate" de uma escritora americana nascida na Alemanha com background indiano e que vivia aqui em Melbourne (confuso, né).

Conheci esse livro por acaso, alguém que sigo no Twitter estava comentando dele no lançamento. Comprei, e, coincidentemente, comecei a ler o livro em São Francisco exatamente onde os capítulos de vinho e chocolate estão situados.

Adoro vinho, tenho os meus vinhos preferidos e compro sempre das variedades que gosto ou dependendo da região (Shiraz da Austrália, Malbec da Argentina, etc etc). Mas reparei que vinho não me interessa muito. Não tanta curiosidade de estudar, de me aprofundar no assunto.

Me lembro que em 2004 eu comecei a me interessar mais profundamente por determinados alimentos. Comecei a estudar, degustar e pesquisar sobre azeites. 

Em 2009 minha paixão por café começou a aguçar minha curiosidade e mergulhei de cabeça para estudar variedades, biologia e química do café. A cada dia que passo quero saber mais e mais.

E, desde o mês passado quando acabei de ler o capitulo de chocolate do livro, estou fascinado pelo mundo do cacau. É uma diversidade enorme de espécies, sabores, processos. Lembra muito produção de café.  E, se o mundo de cafés especiais está dando os primeiros passos, tenho a impressão que o mundo do cacau especial ainda nem começou a caminhar. São oportunidades incríveis.

Recentemente meus dias estão terminando provando chocolate 85% cacau ou superior, de origem única (single origin) e lendo artigos e estudos sobre cacau especiais.

E, claro, vou precisar dividir isso com vocês nos próximos posts. :) 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Garrafa Térmica da Stanley. Vale a pena?

Se um dia a gente se encontrar ou se voce vier em casa, voce vai perceber que sou aqueles doidos obcecados por alguma coisa. Dentre VARIAS outras coisas, o que eu amo sao as garrafinhas termicas. Não tinha muito o hábito de carregar uma garrafinha d'agua quando morava no Brasil, mas quando me mudei pra Austrália em 2009, isso virou algo essencial por andar muito, além de muito calor...Pois bem, desde então não consigo sair de casa sem uma garrafinha de água. Qd voltei ao Brasil, depois vim aqui pra Berlin isso não mudou meus hábitos e acabei colecionando várias garrafinhas.  É ótimo por todas as coisas que você já sabe (segura a agua gelada e bebidas quentes por horas), e é também companheira de viagens (os tantos de café que comprei no aeroporto pra beber no avião e evitar aquele cafezinho horroroso que servem a bordo). Pois bem, algumas garrafas snao praticamente descartaveis. Seguram o calor nos primeiros usos e logo depois parece que não funciona como deveria funcionar. Aparent...