Pular para o conteúdo principal

Café e Cafés especiais


Amo café! Fazer meu café todo dia em casa virou um ritual, um pequeno prazer que não troco por nada.

Mas café não é apenas o café. É praticamente um mundo de sabores, aromas... É como ir ao mercado para comprar maçã ou banana: você tem muitas variedades para escolher.... maçã verde, fuji, gala, a banana nanica, da terra, banana maçã... E cada uma tem um sabor e formato característico.

O café também é uma fruta. E ele também tem suas variedades e espécies. Muitas por sinal. E ainda conhecemos muito pouco de inúmeras espécies.

Basicamente, consumimos 2 tipos de espécies de café: Arábica e Robusta. Arábica tem os grãos mais doces, aromáticos, mais agradáveis ao nosso paladar. Robusta são grãos sem tanta expressão, mas com bastante cafeína e resistentes à algumas doenças que devastam cafezais no mundo inteiro.

Hoje, a tendência de mercado é que todos os cafés sejam 100% arábica. O robusta antigamente era amplamente usado para o nosso mercado interno e, ainda hoje, é usado pra fazer, por exemplo, café solúvel. 

Dentro da espécie Arábica, existem várias variedades de grãos. Gesha, Bourbon, Mocha, Típica... 

E é aí que o mundo dos cafés especiais vai te seduzir e você vai acabar tendo um relacionamento pra vida inteira com ele.

Cada grão tem um gosto tão característico que as vezes nem parece que é café o que você está bebendo.

Hoje, por exemplo, bebi um café filtrado com grãos da fazenda Esmeralda, do Panamá. Lá, eles cultivam a variedade Geisha, famoso pela gosto bem floral, cítrico... É considerado um dos melhores cafés do mundo. Era tão aromático que parecia que misturaram algo no seu café.

Enfim.... Mergulhando no mundo dos cafés especiais, um mundo novo vai se abrir. Caturra, Catuaí, Pacamara, Yirgacheffe, entre outros, vão virar escolhas de sabores. 

Seja curioso, tome café e pergunte sobre o grão. De onde vem, quem produziu, qual variedade... Ao invés de pedir um cappuccino, peça um café filtrado, por exemplo. 

Você nunca mais vai olhar pro café da mesma maneira. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.