Pular para o conteúdo principal

Kopi Luwak: A curiosidade está matando o gato

Talvez você já tenha ouvido falar de um café muito caro e raro, feito com grãos defecados por um animal.

Esse café é o Kopi Luwak, mundialmente conhecido por ser o café mais caro do mundo. Ele é produzido por civetas asiáticas, uma espécie de gato selvagem que vive na Indonésia e Filipinas. 

A civeta costuma selecionar e comer os grãos mais maduros e doces das plantações de café. Os grãos passam pelo sistema digestivo, onde entram em contato com enzimas que diminuem os peptídeos e aumentam os aminoácidos livres (bla bla bla), fazendo com que o grão, ao ser defecado, limpado e levemente torrado tenha um sabor menos amargo. Tudo isso, claro, em teoria.


Pois bem, há algumas semanas meu amigo holandês Bob esteve em Bali e me trouxe alguns presentinhos, e, todo empolgado, começou a mostrar fotos da plantação de café e como o café era produzido e, digamos, defecado pelo animal. Ao olhar as fotos, fiquei um pouco chocado com a crueldade e foi isso que me levou a escrever esse post.


As fotos (abaixo) mostram várias civetas presas em jaulas e forçadas a consumirem grãos de café para terem as fezes colhidas e vendidas a peso de ouro.



E exatamente aí que entra a polêmica: o Kopi Luwak é famoso, caro e raro porque as civetas escolhem somente os melhores e mais doces grãos de plantações de café. Os produtores, tentando lucrar com a curiosidade e fama mundial das fezes do bichano, criam em cativeiro, muitas vezes sob mau tratos. E isso foge da lógica de se tomar um Kopi Luwak.

Além disso, alguns produtores forjam produções para lucrar. A maior e mais importante associação de café do mundo, a SCAA (Specialty Coffee Association of America), denunciou que o consumo de Kopi Luwak é bem maior que a atual produção, estimada em 230 kgs anuais. O seja, você está comprando gato por lebre (desculpa o trocadilho).

Lendo um pouco sobre as civetas, descobri que a 
International Coffee Consulting Group resolveu testar os mesmos grãos das plantações onde a civeta vive e, segundo análise, o café feito pelos grãos defecados tem um sabor inferior, chegando a diferença de 4 pontos na escala da SCAA de um café feito pelo método tradicional. Ou seja, o café não ganha em qualidade ou propriedades. Ao contrário.

Polêmicas a parte, o valor pago pelo Kopi Luwak se refere ao preço da história, de tomar um café exótico defecado por um tipo de gato. E essa curiosidade, literalmente, está matando o gato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Garrafa Térmica da Stanley. Vale a pena?

Se um dia a gente se encontrar ou se voce vier em casa, voce vai perceber que sou aqueles doidos obcecados por alguma coisa. Dentre VARIAS outras coisas, o que eu amo sao as garrafinhas termicas. Não tinha muito o hábito de carregar uma garrafinha d'agua quando morava no Brasil, mas quando me mudei pra Austrália em 2009, isso virou algo essencial por andar muito, além de muito calor...Pois bem, desde então não consigo sair de casa sem uma garrafinha de água. Qd voltei ao Brasil, depois vim aqui pra Berlin isso não mudou meus hábitos e acabei colecionando várias garrafinhas.  É ótimo por todas as coisas que você já sabe (segura a agua gelada e bebidas quentes por horas), e é também companheira de viagens (os tantos de café que comprei no aeroporto pra beber no avião e evitar aquele cafezinho horroroso que servem a bordo). Pois bem, algumas garrafas snao praticamente descartaveis. Seguram o calor nos primeiros usos e logo depois parece que não funciona como deveria funcionar. Aparent...