Pular para o conteúdo principal

Margaret Fulton, a culinarista que revolucionou a Austrália

Foto: Sydney Morning Herald

Ao passo que Jamie Oliver tem seus méritos ao mudar a alimentação nos colégios britânicos, outra britânica há muitos anos atrás fez o mesmo ao mudar a alimentação de um país inteiro.

Ela é Margaret Fulton, uma escocesa nascida em 1924 que mudou-se ainda jovem para a Austrália e tornou-se uma espécie de ‘guru’ do mundo dos talheres.

Escritora, autora, jornalista e comentarista, ela é a pioneira a escrever sobre alimentação e gastronomia na Austrália.

Com artigos mensais na revista “Women’s Day Magazine”, ela mudou a mentalidade das donas de casa australianas e conseguiu substituir as “chatas” refeições de “Carne + 3 vegetais” para pratos mais criativos e elaborados, com influências espanholas, italianas, indianas e chinesas, países onde Margaret viajava frequentemente e sempre trazia novidades.

Hoje, aos 86 anos, ela já escreveu mais de 20 livros de gastronomia, sendo que o primeiro, The Margaret Fulton Cookbook de 1968 vendeu mais de 1.5 milhão de cópias e continua sendo reimpresso…  Algo comparado com o nosso livro “Dona Benta”.

Por todo seu mérito em transformar a gastronomia Australiana, influenciando, pesquisando e sobretudo ensinando, em 1983 recebeu a Medalha da Ordem Australiana, é considerada um Tesouro Nacional Australiano e é uma das 100 pessoas mais influentes da Austrália pelo ranking do jornal “Sydney Morning Herald”.

Estou testando algumas receitas da Margaret e em breve colocarei aqui as que eu mais gostei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de