Pular para o conteúdo principal

1000 coisas para comer antes de morrer

#0008 Sirop d'Érable / Maple Syrup

maple syrup 

Elaborado com a seiva da árvore de bordo (aquela da bandeira do Canadá), o Sirop D'Érable ou Maple Syrup como é conhecido na parte inglesa do Canadá é uma das maravilhas da culinária internacional.

A seiva é cozida e fica tão doce e perfumada que casa perfeitamente com doces ou pratos salgados.

Os primeiros a descobrirem essa iguaria foram os índios do leste do Canadá, que usavam como adoçante e tempero em diversos alimentos. Para prepará-los, retiravam a seiva das árvores de bordo e jogavam pedras incandescentes dentro de recipientes de madeira para reduzir a seiva a um xarope.

Quebéc, como não poderia deixar de ser, é o maior produtor mundial de Sirop D'Érable.

Para se fazer 1 litro de xarope, são necessários 40 de seiva.

E é tão gostoso que em Quebéc é atração turística: joga-se o Sirop D'Érable na neve e enrolasse com um palito para formar um pirulito. Até tirei uma foto de um senhor que fazia, quando visitei Quebéc:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas cuidado, não confunda com o maple americano. Geralmente é feito de milho e não o mesmo sabor!

E, claro, não volte do Canadá sem antes trazer o verdadeiro Sirop d'Érable ou Maple Syrup na mala!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas . Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro. Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente?? Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional. Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana! [a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!] Pão de Queijo da D. Odete Ingredientes: 1 copo (americano) de óleo 1 copo (americano) de leite 5 ovos 1kg de Polvilho azedo 1 colher (chá) sal 1 prato de queijo ralado 1 copo (americano) de águ