Pular para o conteúdo principal

1000 coisas para comer antes de morrer

#0008 Sirop d'Érable / Maple Syrup

maple syrup 

Elaborado com a seiva da árvore de bordo (aquela da bandeira do Canadá), o Sirop D'Érable ou Maple Syrup como é conhecido na parte inglesa do Canadá é uma das maravilhas da culinária internacional.

A seiva é cozida e fica tão doce e perfumada que casa perfeitamente com doces ou pratos salgados.

Os primeiros a descobrirem essa iguaria foram os índios do leste do Canadá, que usavam como adoçante e tempero em diversos alimentos. Para prepará-los, retiravam a seiva das árvores de bordo e jogavam pedras incandescentes dentro de recipientes de madeira para reduzir a seiva a um xarope.

Quebéc, como não poderia deixar de ser, é o maior produtor mundial de Sirop D'Érable.

Para se fazer 1 litro de xarope, são necessários 40 de seiva.

E é tão gostoso que em Quebéc é atração turística: joga-se o Sirop D'Érable na neve e enrolasse com um palito para formar um pirulito. Até tirei uma foto de um senhor que fazia, quando visitei Quebéc:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas cuidado, não confunda com o maple americano. Geralmente é feito de milho e não o mesmo sabor!

E, claro, não volte do Canadá sem antes trazer o verdadeiro Sirop d'Érable ou Maple Syrup na mala!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de