Pular para o conteúdo principal

Tabule

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Semana passada fui jantar com minha amiga (e ex-chefe) na casa dela.

Entre as coisas gostosas como couscous marroquino e um queijo fantástico, tinha tabule!

Tabule foi a segunda receita que aprendi na minha vida, lá no comecinho dos anos 90, no "São Paulo Já" (antecessor do SPTV, jornal local da Globo em São Paulo). Era uma reportagem de natal e a Ananda Apple mostrava ceias étnicas tradicionais.

Até 2004 eu tinha a mania de gravar tudo que via de interessante na TV. Tenho mais de 70 fitas VHS guardadas e ainda tenho gravada essa reportagem. Na mesma fita tem até a Neka Menna Barreto (uma das mais famosas banqueteiras) em começo de carreira no programa da Silvia Poppovic na Band. :)

A receita do tabule era muito fácil para uma criança e eu fazia direto. Com o tempo fui moldando a receita, mexendo em algumas coisas e hoje é uma das coisas que mais gosto de fazer e comer. Não é um tabule tradicional, mas é o tabule (ou salada de grãos de trigo) que eu adoro!

Segue abaixo a receita de Tabule do meu jeito:

Ingredientes:

- 500g de trigo para kibe
- 1 xícara (chá) de salsinha
(ou meio maço)
- 2 xícaras (chá) de hortelã (ou um maço bem cheio)
- 5 tomates maduros
- Suco de 2 limões
- Azeite de oliva extra-virgem
- 1 cebola média
- Pimenta do Reino Branca
- Pimenta do Reino Preta
- Canela
- Sal

Modo de preparo:

Coloque o trigo numa vasilha com água para hidratá-lo por 15min. Jogue a água fora e esprema-o apertando bem com as mãos para retirar todo o excesso de água. Reserve-o.

Pique a salsinha, rasque as folhas de hortelã, corte os tomates em cubinhos, esprema os limões e pique a cebola pequenininho. Junte tudo com o trigo numa vasilha grande, dê 3 passeios de azeite e coloque um punhado de pimenta branca, um de pimenta preta, um de canela e um de sal.

Misture tudo, acerte o tempero com seu gosto e pronto!

Coma-o com pão sírio ou com folhas de alface!

É gostoso e muito saudável.

Uma dica: no dia seguinte é sempre melhor! :)

 

Comentários

Rubens Torres disse…
Oi Auki,
Eu adoro tabule, da mesma forma que adoro kibe. No RU da universidade sempre que tem kibe tem tabule tbém, só que o daqui nem se compara com o seu.
Vou guardar essa receita pra algum fim de semana. Também guardei a receita de pizza que vc passou uns dias atrás e quero tentar fazer nesse fim de semana, parece deliciosa.
Abraço!
Clara disse…
Ahh eu adoroo tabule, e aki em casa nunca falta , por sermos de descendência Armênia, minha mãe sempre faz e todos adoram. Acho que a sua receita só tem uma coisa diferente, a canela, da próxima vez vou por um pouco pra ver como fica.

Seu blog é ótimo !

Beijo.

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas.Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro.Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente??Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional.Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana![a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!]Pão de Queijo da D. OdeteIngredientes:1 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) de leite
5 ovos
1kg de Polvilho azedo
1 colher (chá) sal
1 prato de queijo ralado
1 copo (americano) de água
Modo de Preparo: Esquent…