Pular para o conteúdo principal

Confitures e Geléias

geleias e confitures 

No Brasil, tudo é geléia!

Não é bem assim. Muita gente confunde confiture com geléia. Mas são coisas bem distintas.

Confiture é um processo de conservação de frutas com açúcar, feito com frutas em pedaços macerados. Muito parecido com a nossa geléia.

Geléia é mais nobre. É somente o sumo da fruta com açúcar. As frutas precisam ser ricas em pectinas para poder dar a consistência (e aparência) de gel (gel, geléia... pegou?!). As melhores são pêssego, groselha, framboesa, morango, blueberry (ou mirtilo), amora, maçã e cassis.

Claro que pode-se fazer geléias com outras frutas. Geralmente usadas com pectina industrial extraídas de maçãs.

Além disso, a confiture é bem mais barata e os potes são maiores, mas isso não significa que é menos gostosa.

Quando for viajar, fique atento aos rótulos e não estranhe se um vidrão de "geléia" de 1kg custar poucos euros (talvez 1 ou 2), e outros de 200g custarem os olhos da cara! ;)

Comentários

Anônimo disse…
Nossa, nunca tinha parado para pensar nessa diferença. Eu amo "geléia". E prefiro confiture (qual a pronúncia correta?) a geléia. Adoro sentir a fruta e as sementinhas na "geléia".
Essa geléia "sem fruta" sempre me pareceu mais artificial que a geléia "com fruta", rsrs.
Minha mãe faz mt confiture, porque eu gosto. Ela faz até de jabuticaba, fica uma delícia. Para dar a pectina necessária, ela bate casca de maçã com um pouco de água e coa, e coloca essa água de maçã na geléia, para dar o ponto. Supimpa!


A Amiga

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Tabule

Semana passada fui jantar com minha amiga (e ex-chefe) na casa dela. Entre as coisas gostosas como couscous marroquino e um queijo fantástico, tinha tabule! Tabule foi a segunda receita que aprendi na minha vida, lá no comecinho dos anos 90, no " São Paulo Já " (antecessor do SPTV, jornal local da Globo em São Paulo) . Era uma reportagem de natal e a Ananda Apple mostrava ceias étnicas tradicionais. Até 2004 eu tinha a mania de gravar tudo que via de interessante na TV. Tenho mais de 70 fitas VHS guardadas e ainda tenho gravada essa reportagem. Na mesma fita tem até a Neka Menna Barreto (uma das mais famosas banqueteiras) em começo de carreira no programa da Silvia Poppovic na Band. :) A receita do tabule era muito fácil para uma criança e eu fazia direto. Com o tempo fui moldando a receita, mexendo em algumas coisas e hoje é uma das coisas que mais gosto de fazer e comer. Não é um tabule tradicional, mas é o tabule (ou salada de grãos de trigo) que eu adoro! Se