Pular para o conteúdo principal

Confitures e Geléias

geleias e confitures 

No Brasil, tudo é geléia!

Não é bem assim. Muita gente confunde confiture com geléia. Mas são coisas bem distintas.

Confiture é um processo de conservação de frutas com açúcar, feito com frutas em pedaços macerados. Muito parecido com a nossa geléia.

Geléia é mais nobre. É somente o sumo da fruta com açúcar. As frutas precisam ser ricas em pectinas para poder dar a consistência (e aparência) de gel (gel, geléia... pegou?!). As melhores são pêssego, groselha, framboesa, morango, blueberry (ou mirtilo), amora, maçã e cassis.

Claro que pode-se fazer geléias com outras frutas. Geralmente usadas com pectina industrial extraídas de maçãs.

Além disso, a confiture é bem mais barata e os potes são maiores, mas isso não significa que é menos gostosa.

Quando for viajar, fique atento aos rótulos e não estranhe se um vidrão de "geléia" de 1kg custar poucos euros (talvez 1 ou 2), e outros de 200g custarem os olhos da cara! ;)

Comentários

Anônimo disse…
Nossa, nunca tinha parado para pensar nessa diferença. Eu amo "geléia". E prefiro confiture (qual a pronúncia correta?) a geléia. Adoro sentir a fruta e as sementinhas na "geléia".
Essa geléia "sem fruta" sempre me pareceu mais artificial que a geléia "com fruta", rsrs.
Minha mãe faz mt confiture, porque eu gosto. Ela faz até de jabuticaba, fica uma delícia. Para dar a pectina necessária, ela bate casca de maçã com um pouco de água e coa, e coloca essa água de maçã na geléia, para dar o ponto. Supimpa!


A Amiga

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas.Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro.Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente??Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional.Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana![a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!]Pão de Queijo da D. OdeteIngredientes:1 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) de leite
5 ovos
1kg de Polvilho azedo
1 colher (chá) sal
1 prato de queijo ralado
1 copo (americano) de água
Modo de Preparo: Esquent…