Pular para o conteúdo principal

Mel: o único alimento que nunca estraga

Você sabia que o mel é o único alimento que nunca estraga e que nunca vence?

Isso porque o mel tem uma alta concentração de açúcares e quase nada de água, o que impede o crescimento de bactérias e a fermentação.

Por lei, todo alimento precisa ter uma data de vencimento. No Brasil, o mel precisa ter validade de até 2 anos. 

Segundo a maior pesquisadora mundial do assunto, Eva Crane,  conta no livro "The Archaeology of Beekeeping (1983)" que em escavações de tumbas no Egito foram encontrados diversos potes com mel. Esses potes com mel, já cristalizados, foram levemente aquecidos e, pasmem, continuam com seu sabor e propriedades intactos, perfeito para o consumo.

E olha que foram colocados em tumbas com 3000 anos!

Por essas e outras, prefira usar mel ao invés de açúcar para adoçar e compre os produtos em potes de vidro para evitar toxinas como o BPA (bisfenol A) dos potes de plástico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas . Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro. Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente?? Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional. Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana! [a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!] Pão de Queijo da D. Odete Ingredientes: 1 copo (americano) de óleo 1 copo (americano) de leite 5 ovos 1kg de Polvilho azedo 1 colher (chá) sal 1 prato de queijo ralado 1 copo (americano) de águ