Pular para o conteúdo principal

Mitos na cozinha

1. Ovos podres boiam em água gelada
Verdade. Quando o ovo estraga, a membrana que separa a clara da casca estoura e cria uma bolsa de ar, o que faz o ovo boiar na água.

2. Óleo na água ajuda o macarrão a ficar soltinho
Mito. O óleo na água do macarrão não deixa os fios soltinhos. Além disso, o molho não vai agarrar nos fios e vai deslizar direto pro fundo do prato.  Para fazer uma pasta soltinha, é só cozinhar em água fervendo. As bolhas ajudarão a movimentar os fios e separá-los.

3. Congelar pó ou grão de café ajuda a manter o sabor por mais tempo.
Mito. Café, seja em grão ou em pó se deteriora muito rápido e armazená-los no freezer vai afetar a viscosidade dos óleos essenciais, aqueles que dão sabor ao café, além de diminuir a crema. Por isso, compre sempre café em pequenas quantidades e use o quanto antes. 

4. Comida cozinha mais rápido em água com sal.
Verdade. Qualquer substância solúvel em água ajuda a ferver mais rápido. O sal ajuda a realçar o sabor e a diminuir a perda de gosto dos vegetais. 

5. Colocar uma colher no gargalo da garrafa de espumante aberta ajuda a conservar as bolhas
Mentira. Muita gente acredita que colocar uma colher pendurada dentro de uma garrafa de champanhe ou outro espumantes ajuda a não perder o gás. Isso é coisa de folclore francês, que se espalhou pelo mundo. O dióxido de carbono que faz as bolhinhas (perlage) aparecerem só será conservado se a garrafa estiver fechada sob pressão. 

6. Selar a carne na frigideira ajuda a conservar a umidade e os sucos dentro da carne.
Mentira. Quando você frita um bife e a carne vermelha faz aquela "crosta" meio marrom (a famosa reação de Maillard), essa crosta não é a prova d'água e a carne via continuar secando e vaporizando. 

7. Cogumelos continuam a crescer depois de colhidos
Verdade. Eles continuam a crescer por até 4 dias depois de colhidos. Por isso eles sao armazenados em sacos de papel para não estragarem. Já os cogumelos mais raros como o shimeji, sao armazenados em plástico para não desidratarem. 

8. Colocar uma banana madura junto com outras frutas verdes ajuda a amadurece-las.
Verdade. A banana madura solta uma grande quantidade de etileno, o que ajuda as frutas a amadurecerem. O abacate também é, digamos, um super acelerador de amadurecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.