Pular para o conteúdo principal

Mitos na cozinha

1. Ovos podres boiam em água gelada
Verdade. Quando o ovo estraga, a membrana que separa a clara da casca estoura e cria uma bolsa de ar, o que faz o ovo boiar na água.

2. Óleo na água ajuda o macarrão a ficar soltinho
Mito. O óleo na água do macarrão não deixa os fios soltinhos. Além disso, o molho não vai agarrar nos fios e vai deslizar direto pro fundo do prato.  Para fazer uma pasta soltinha, é só cozinhar em água fervendo. As bolhas ajudarão a movimentar os fios e separá-los.

3. Congelar pó ou grão de café ajuda a manter o sabor por mais tempo.
Mito. Café, seja em grão ou em pó se deteriora muito rápido e armazená-los no freezer vai afetar a viscosidade dos óleos essenciais, aqueles que dão sabor ao café, além de diminuir a crema. Por isso, compre sempre café em pequenas quantidades e use o quanto antes. 

4. Comida cozinha mais rápido em água com sal.
Verdade. Qualquer substância solúvel em água ajuda a ferver mais rápido. O sal ajuda a realçar o sabor e a diminuir a perda de gosto dos vegetais. 

5. Colocar uma colher no gargalo da garrafa de espumante aberta ajuda a conservar as bolhas
Mentira. Muita gente acredita que colocar uma colher pendurada dentro de uma garrafa de champanhe ou outro espumantes ajuda a não perder o gás. Isso é coisa de folclore francês, que se espalhou pelo mundo. O dióxido de carbono que faz as bolhinhas (perlage) aparecerem só será conservado se a garrafa estiver fechada sob pressão. 

6. Selar a carne na frigideira ajuda a conservar a umidade e os sucos dentro da carne.
Mentira. Quando você frita um bife e a carne vermelha faz aquela "crosta" meio marrom (a famosa reação de Maillard), essa crosta não é a prova d'água e a carne via continuar secando e vaporizando. 

7. Cogumelos continuam a crescer depois de colhidos
Verdade. Eles continuam a crescer por até 4 dias depois de colhidos. Por isso eles sao armazenados em sacos de papel para não estragarem. Já os cogumelos mais raros como o shimeji, sao armazenados em plástico para não desidratarem. 

8. Colocar uma banana madura junto com outras frutas verdes ajuda a amadurece-las.
Verdade. A banana madura solta uma grande quantidade de etileno, o que ajuda as frutas a amadurecerem. O abacate também é, digamos, um super acelerador de amadurecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistur...

Bolo Australiano de Cenoura

Ingredientes: Meio copo (80g) de Açúcar Mascavo 3/4 de copo (185ml) de Azeite de Oliva Meio copo (125 ml) de Maple 3 ovos 1 colher de café de essência de Baunilha 1 copo (150g) de farinha de trigo com fermento 1/2 copo (75g) de farinha de trigo (sem fermento) 1 colher de café de bicarbonato de sódio Meia colher de café de canela em pó 2 (300g) cenouras descascadas e raladas Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno em 170C. Unte uma assadeira redonda (aproximadamente 20cm). Passo 2: Em uma tigela, junte o açúcar, azeite, xarope, ovos e a essência de Baunilha. Use um fouet ou batedor manual para misturar até ficar homogêneo. Passo 3: Peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela em uma outra tigela.  Passo 4: Coloque a mistura dos ovos (as do Passo 2) na mistura das farinhas (as do passo 3). Usando uma colher de pau, misture bem os ingredientes e adicione as cenouras raladas. Misture gentilmente. Passo 5: Coloque a massa na assadeira e asse por 1 hora ou até o garfo espetado sair lim...

Garrafa Térmica da Stanley. Vale a pena?

Se um dia a gente se encontrar ou se voce vier em casa, voce vai perceber que sou aqueles doidos obcecados por alguma coisa. Dentre VARIAS outras coisas, o que eu amo sao as garrafinhas termicas. Não tinha muito o hábito de carregar uma garrafinha d'agua quando morava no Brasil, mas quando me mudei pra Austrália em 2009, isso virou algo essencial por andar muito, além de muito calor...Pois bem, desde então não consigo sair de casa sem uma garrafinha de água. Qd voltei ao Brasil, depois vim aqui pra Berlin isso não mudou meus hábitos e acabei colecionando várias garrafinhas.  É ótimo por todas as coisas que você já sabe (segura a agua gelada e bebidas quentes por horas), e é também companheira de viagens (os tantos de café que comprei no aeroporto pra beber no avião e evitar aquele cafezinho horroroso que servem a bordo). Pois bem, algumas garrafas snao praticamente descartaveis. Seguram o calor nos primeiros usos e logo depois parece que não funciona como deveria funcionar. Aparent...