Pular para o conteúdo principal

Mitos na cozinha

1. Ovos podres boiam em água gelada
Verdade. Quando o ovo estraga, a membrana que separa a clara da casca estoura e cria uma bolsa de ar, o que faz o ovo boiar na água.

2. Óleo na água ajuda o macarrão a ficar soltinho
Mito. O óleo na água do macarrão não deixa os fios soltinhos. Além disso, o molho não vai agarrar nos fios e vai deslizar direto pro fundo do prato.  Para fazer uma pasta soltinha, é só cozinhar em água fervendo. As bolhas ajudarão a movimentar os fios e separá-los.

3. Congelar pó ou grão de café ajuda a manter o sabor por mais tempo.
Mito. Café, seja em grão ou em pó se deteriora muito rápido e armazená-los no freezer vai afetar a viscosidade dos óleos essenciais, aqueles que dão sabor ao café, além de diminuir a crema. Por isso, compre sempre café em pequenas quantidades e use o quanto antes. 

4. Comida cozinha mais rápido em água com sal.
Verdade. Qualquer substância solúvel em água ajuda a ferver mais rápido. O sal ajuda a realçar o sabor e a diminuir a perda de gosto dos vegetais. 

5. Colocar uma colher no gargalo da garrafa de espumante aberta ajuda a conservar as bolhas
Mentira. Muita gente acredita que colocar uma colher pendurada dentro de uma garrafa de champanhe ou outro espumantes ajuda a não perder o gás. Isso é coisa de folclore francês, que se espalhou pelo mundo. O dióxido de carbono que faz as bolhinhas (perlage) aparecerem só será conservado se a garrafa estiver fechada sob pressão. 

6. Selar a carne na frigideira ajuda a conservar a umidade e os sucos dentro da carne.
Mentira. Quando você frita um bife e a carne vermelha faz aquela "crosta" meio marrom (a famosa reação de Maillard), essa crosta não é a prova d'água e a carne via continuar secando e vaporizando. 

7. Cogumelos continuam a crescer depois de colhidos
Verdade. Eles continuam a crescer por até 4 dias depois de colhidos. Por isso eles sao armazenados em sacos de papel para não estragarem. Já os cogumelos mais raros como o shimeji, sao armazenados em plástico para não desidratarem. 

8. Colocar uma banana madura junto com outras frutas verdes ajuda a amadurece-las.
Verdade. A banana madura solta uma grande quantidade de etileno, o que ajuda as frutas a amadurecerem. O abacate também é, digamos, um super acelerador de amadurecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas . Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro. Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente?? Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional. Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana! [a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!] Pão de Queijo da D. Odete Ingredientes: 1 copo (americano) de óleo 1 copo (americano) de leite 5 ovos 1kg de Polvilho azedo 1 colher (chá) sal 1 prato de queijo ralado 1 copo (americano) de águ