Pular para o conteúdo principal

Mitos na cozinha

1. Ovos podres boiam em água gelada
Verdade. Quando o ovo estraga, a membrana que separa a clara da casca estoura e cria uma bolsa de ar, o que faz o ovo boiar na água.

2. Óleo na água ajuda o macarrão a ficar soltinho
Mito. O óleo na água do macarrão não deixa os fios soltinhos. Além disso, o molho não vai agarrar nos fios e vai deslizar direto pro fundo do prato.  Para fazer uma pasta soltinha, é só cozinhar em água fervendo. As bolhas ajudarão a movimentar os fios e separá-los.

3. Congelar pó ou grão de café ajuda a manter o sabor por mais tempo.
Mito. Café, seja em grão ou em pó se deteriora muito rápido e armazená-los no freezer vai afetar a viscosidade dos óleos essenciais, aqueles que dão sabor ao café, além de diminuir a crema. Por isso, compre sempre café em pequenas quantidades e use o quanto antes. 

4. Comida cozinha mais rápido em água com sal.
Verdade. Qualquer substância solúvel em água ajuda a ferver mais rápido. O sal ajuda a realçar o sabor e a diminuir a perda de gosto dos vegetais. 

5. Colocar uma colher no gargalo da garrafa de espumante aberta ajuda a conservar as bolhas
Mentira. Muita gente acredita que colocar uma colher pendurada dentro de uma garrafa de champanhe ou outro espumantes ajuda a não perder o gás. Isso é coisa de folclore francês, que se espalhou pelo mundo. O dióxido de carbono que faz as bolhinhas (perlage) aparecerem só será conservado se a garrafa estiver fechada sob pressão. 

6. Selar a carne na frigideira ajuda a conservar a umidade e os sucos dentro da carne.
Mentira. Quando você frita um bife e a carne vermelha faz aquela "crosta" meio marrom (a famosa reação de Maillard), essa crosta não é a prova d'água e a carne via continuar secando e vaporizando. 

7. Cogumelos continuam a crescer depois de colhidos
Verdade. Eles continuam a crescer por até 4 dias depois de colhidos. Por isso eles sao armazenados em sacos de papel para não estragarem. Já os cogumelos mais raros como o shimeji, sao armazenados em plástico para não desidratarem. 

8. Colocar uma banana madura junto com outras frutas verdes ajuda a amadurece-las.
Verdade. A banana madura solta uma grande quantidade de etileno, o que ajuda as frutas a amadurecerem. O abacate também é, digamos, um super acelerador de amadurecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Nova York levando café a sério

A dinâmica presente no DNA de Nova York se mostra presente também na cena de cafés especiais.A cada ano que passa fica evidente a vocação de Nova York para, assim como Porltand, Seatle e São Francisco, ser um ponto de referência de cafés especiais.Visitei e re-visitei nas últimas duas semanas aproximadamente 30 cafés especiais em Nova York além de lugares onde o nova-iorquino consome boa parte da bebida como Mc Donalds, Dunkin Donuts e, claro, Starbucks.GorjetasUma coisa que me chamou atenção esse ano foi a gorjeta. Culturalmente, as gorjetas variam de 10 a 15% do valor do pedido. Quase todos os cafés de NY hoje usam um iPad como POS ou ponto de venda (a nova geração da tela da caixa registradora) e simplesmente giram a tela para o consumidor colocar o quanto gostaria de dar de gorjeta.É fato que muita gente nos EUA vive com o dinheiro dessas gorjetas, que é muitas vezes maior que o valor do salário. Mas aqueles 10 ou 15% tradicionais estão virando coisa do passado. Alguns lugares sug…