Pular para o conteúdo principal

Risotto de Abóbora e Mel

Dia de Sao Valentin. O mundo inteiro comemora o Dia dos Namorados, com exceção do Brasil, que comemora no meu aniversário, dia 12 de junho! hehe

Que tal preparar um jantar especial??

A receita é um Risotto de Abóbora e Mel.

Abóbora pelo significado de fertilidade e sabedoria. O mel para terem um amor bem doce.

Uma dica importante. Caso a pessoa seja intolerante a lactose (como eu sou), troque o mascarpone por queijo parmesão ralado na hora. O queijo parmesão, assim como os queijos amarelos, contem quantidades mínimas de lactose.

Preparados?

Ingredientes:

- 900g de abóbora sem casca, cortada em cubinhos

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

- Meia colher de mel e um pouquinho mais para decorar

- 850ml de caldo de vegetais

- 1 cebola picada

- 2 talos de salsão, picados bem finos

- 1 colher de cafe de gengibre ralado

- 1 xícara de arroz arborio ou carnaroli

- 1 xícara de vinho branco

- Suco de meio limão

- 1 punhado de salsinha picada e um pouquinho para decorar

- 2 colheres de mascarpone.


Modo de Preparo:

- Aqueça o forno em 220graus

- Em uma assadeira, lambuze os pedaços de abóbora com 1 colher de azeite, sal e pimenta e coloque-as no forno para assar por 15 minutos.

- Depois de 15minutos, misture bem o mel nos pedacinhos de abóbora e volte a assar por mais 15 minutos ate ficarem assadas e douradas.

Agora é a parte do Risotto… Lembre-se que vc precisa deixar o caldo de vegetais bem quente. Quase fervendo.

- Em fogo baixo, frite as cebolas picadas em 1 colher de azeite ate ficarem quase transparentes. Adicione o talo de salsão picado e cozinhe por mais 1 minuto. Adicione o gengibre, o arroz e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sem parar.

- Aumente o fogo para o nível médio e adicione o vinho. Mexe mexe até o vinho evaporar. Aos poucos, adicione o caldo de vegetais lentamente, uma xícara por vez, ate o arroz absorver. Absorveu, coloque mais uma xícara e assim por diante…

- Continue assim por mais 15 minutos ate o arroz ficar al dente. Adicione o suco de limão, a abóbora e a salsinha.

- Desligue o fogo, e misture o mascarpone.


Sirva com uma colher de mascarpone e decore com um pouco de mel e salsicha.

Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006PierogComida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures.Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.