Pular para o conteúdo principal

Risotto de Abóbora e Mel

Dia de Sao Valentin. O mundo inteiro comemora o Dia dos Namorados, com exceção do Brasil, que comemora no meu aniversário, dia 12 de junho! hehe

Que tal preparar um jantar especial??

A receita é um Risotto de Abóbora e Mel.

Abóbora pelo significado de fertilidade e sabedoria. O mel para terem um amor bem doce.

Uma dica importante. Caso a pessoa seja intolerante a lactose (como eu sou), troque o mascarpone por queijo parmesão ralado na hora. O queijo parmesão, assim como os queijos amarelos, contem quantidades mínimas de lactose.

Preparados?

Ingredientes:

- 900g de abóbora sem casca, cortada em cubinhos

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

- Meia colher de mel e um pouquinho mais para decorar

- 850ml de caldo de vegetais

- 1 cebola picada

- 2 talos de salsão, picados bem finos

- 1 colher de cafe de gengibre ralado

- 1 xícara de arroz arborio ou carnaroli

- 1 xícara de vinho branco

- Suco de meio limão

- 1 punhado de salsinha picada e um pouquinho para decorar

- 2 colheres de mascarpone.


Modo de Preparo:

- Aqueça o forno em 220graus

- Em uma assadeira, lambuze os pedaços de abóbora com 1 colher de azeite, sal e pimenta e coloque-as no forno para assar por 15 minutos.

- Depois de 15minutos, misture bem o mel nos pedacinhos de abóbora e volte a assar por mais 15 minutos ate ficarem assadas e douradas.

Agora é a parte do Risotto… Lembre-se que vc precisa deixar o caldo de vegetais bem quente. Quase fervendo.

- Em fogo baixo, frite as cebolas picadas em 1 colher de azeite ate ficarem quase transparentes. Adicione o talo de salsão picado e cozinhe por mais 1 minuto. Adicione o gengibre, o arroz e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sem parar.

- Aumente o fogo para o nível médio e adicione o vinho. Mexe mexe até o vinho evaporar. Aos poucos, adicione o caldo de vegetais lentamente, uma xícara por vez, ate o arroz absorver. Absorveu, coloque mais uma xícara e assim por diante…

- Continue assim por mais 15 minutos ate o arroz ficar al dente. Adicione o suco de limão, a abóbora e a salsinha.

- Desligue o fogo, e misture o mascarpone.


Sirva com uma colher de mascarpone e decore com um pouco de mel e salsicha.

Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É... O tomate tá ficando caro no mundo todo!!

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.

Pão de Queijo feito em casa. Direto de Minas!

Outro dia comentei aqui no blog sobre a General Mills que irá descontinuar (adoro essa palavra) as marcas de pães e massas, incluindo a salvadora-do-lanche-da-tarde Forno de Minas . Pois bem, o leitor Rubens havia comentado o post, totalmente revoltado, com o sofrimento que ele tinha aqui em São Paulo de comer o verdadeiro pão de queijo mineiro. Detalhe: ele é mineiro. Ele comentou do pão de queijo caseiro da mãe dele. Pedi a receita e não é que a Dona Odete liberou pra gente?? Segue a receita do pão de queijo caseiro, feito lá em Minas... E que parece sensacional. Ainda não fiz, mas já está na listinhas de coisas para se fazer nos próximos finais de semana! [a receita segue descrita conforme foi enviada, para não perdermos nenhum detalhe!] Pão de Queijo da D. Odete Ingredientes: 1 copo (americano) de óleo 1 copo (americano) de leite 5 ovos 1kg de Polvilho azedo 1 colher (chá) sal 1 prato de queijo ralado 1 copo (americano) de águ