Pular para o conteúdo principal

À procura do bolo de chocolate perfeito

Não há quem resista a um gostoso bolo de chocolate. Seja lambendo o dedo com o que restou na batedeira, seja no cheirinho acolhedor do bolo no forno ou ainda comendo aquela ponta  do bolo na assadeira, onde caiu mais cobertura!

Minha mãe sempre fez os bolos de chocolates mais famosos da família. Os bolos são sensacionais. Ainda vou pegar a receita e postar aqui.

Mas o fato é que andei procurando receitas boas de bolo de chocolate para fazer em casa.

A tentativa de hoje é sobre...

... O (quase) sensacional bolo de chocolate da Nigella Lawson!

E lá fui eu tentar fazer o bolo de chocolate da Nigella!

Eis o resultado primeiro:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agora, a receita original:

Ingredientes
Massa:

- 400g de farinha
- 250g de açúcar
- 100g de açúcar mascavo 
- 50g de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- ½ colher de sopa de sal 
- 3 ovos 
- 142ml de creme de leite 
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 175g de manteiga sem sal, derretida e fria 
- 125ml de óleo de milho
- 300ml de água gelada

Cobertura:

- 175g de chocolate meio amargo
- 250g de manteiga sem sal
- 275g de açúcar para cobertura
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Num recipente, misture a farinha, os açúcares, o chocolate, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture os ovos, o creme de leite e a baunilha.
Com uma batedeira, misture a manteiga derretida e o óleo de milho até que se misturem, em seguida adicione a água e os ingredientes secos. Misture devagar.
Adicione a mistura com ovo, e misture novamente. Coloque nas formas untadas previamente. Cozinhe os bolos por cerca de 50 minutos e deixe que esfriem em suas formas por 15 minutos antes de retirá-los.

Para fazer a cobertura, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e deixe esfriar um pouco. 
Em outro recipiente, bata a manteiga até que esteja cremosa, adicione o açúcar para cobertura e bata novamente até que a mistura fique leve. Em seguida adicione a baunilha e o chocolate e misture. Coloque 1/4 dessa mistura no meio dos dois bolos e o restante no topo, alisando com uma espátula.

Minhas observações:
- Meu bolo ficou levemente salgado. Faça com bem menos sal do que pede a receita (lembre-se que o bicarbonato é salgado tb).
- 142ml de creme de leite  = uma lata sem soro. Pode medir!
- Utilizei óleo de nozes. Mas pode usar outros óleos também. Utilize os saudáveis e evite azeite de oliva por ter sabor acentuado.

Como deixar o bolo com mais cara da Nigella:
- Prove a massa com o dedo ainda quando estiver batendo. Depois prove de novo sem lavar o dedo!
- Coloque muita cobertura e muito recheio.
- Assalte a geladeira as 3h da manhã para comer o bolo

O bolo ficou bem gostoso! Mas ainda não é a cara daquele bolo gostoso e aconchegante de um dia frio e ainda leva muitos ingredientes! Mas vale muito a pena. :)

Comentários

Anônimo disse…
Sabia que eu senti que esse bolo tinha ficado salgado só de ver a foto? Acho que pela cor, e por não ter formado casquinha. Não parece apetitoso (apesar de bonito). Pra mim bolo tem que ter casquinha, aquela parte durinha formada pela própria massa. Minha mãe fez um bolo de chocolate maravilhoso ontem! Vou te passar a receita depois. Aí o legal é virar ele de cabeça pra baixo (para a casquinha gostosa ficar embaixo) e colocar a cobertura por cima (aí ele fica gostoso embaixo e em cima ;OP).

A Amiga
Rubens Torres disse…
Eu achei complicado, mtos ingredientes e mto detalhe, tipo 125ml de óleo, 175g de manteiga...
Gostei do comentário d'A Amiga, casquinha é tdo de bom (e bolo de Mãe não tem igual, não é verdade?).
Eu estou em busca de uma receita de Bolo de Fubá Cremoso. Até tenho uma receita no meu velho caderninho mas ainda não tive tempo de fazer, mas acho q essa receita não é a que eu quero.
Laís Maia disse…
Estou ansiosa para tentar apesar de não ser muito boa nos doces. Sempre erro a fôrma do bolo, acredita ? Não tenho muita noção.
Desculpa, sou novata !
Qual a fôrma q posso usar para esta receita ?
Auki disse…
Oi Laís!

Entao, eu usei uma forma retangular que tem mais ou menos uns 40x25 cm...

A massa ficou bem espalhada... como vc pode ver na foto, o bolo nao ficou tão alto!!

Eu tb sempre erro nas formas... hahaha

Bjosssss,

Michel Auki
Auki disse…
Oi Laís!

Entao, eu usei uma forma retangular que tem mais ou menos uns 40x25 cm...

A massa ficou bem espalhada... como vc pode ver na foto, o bolo nao ficou tão alto!!

Eu tb sempre erro nas formas... hahaha

Bjosssss,

Michel Auki

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

Nova York levando café a sério

A dinâmica presente no DNA de Nova York se mostra presente também na cena de cafés especiais.A cada ano que passa fica evidente a vocação de Nova York para, assim como Porltand, Seatle e São Francisco, ser um ponto de referência de cafés especiais.Visitei e re-visitei nas últimas duas semanas aproximadamente 30 cafés especiais em Nova York além de lugares onde o nova-iorquino consome boa parte da bebida como Mc Donalds, Dunkin Donuts e, claro, Starbucks.GorjetasUma coisa que me chamou atenção esse ano foi a gorjeta. Culturalmente, as gorjetas variam de 10 a 15% do valor do pedido. Quase todos os cafés de NY hoje usam um iPad como POS ou ponto de venda (a nova geração da tela da caixa registradora) e simplesmente giram a tela para o consumidor colocar o quanto gostaria de dar de gorjeta.É fato que muita gente nos EUA vive com o dinheiro dessas gorjetas, que é muitas vezes maior que o valor do salário. Mas aqueles 10 ou 15% tradicionais estão virando coisa do passado. Alguns lugares sug…