Pular para o conteúdo principal

Macarrão caseiro!

Afim de fugir um pouco da comodidade de abrir um pacotinho de macarrão e se arriscar a fazer uma pasta caseira?

É uma das receitas mais simples da cozinha:

Para cada 100 gramas de farinha de trigo, 1 ovo grande.

macarrao221208

Não precisa de água, sal, manteiga, nada! É só farinha e ovo.

Pra preparar, é so misturar tudo até ficar bem homogênea. Não se assuste com a "dureza" da massa. Se você não faz academia, prepare-se: você vai ficar com os braços e punhos doendo de tanto sovar a massa. Caso esteja muito, mas muito dura, vá colocando um pouco de gema para ajudar.

Quando ela estiver bem sovada, abra com uma máquina de macarrão ou com um rolo (é difícil, mas mais gostoso de fazer) até ela ficar praticamente transparente e bem fininha.

Polvilhe farinha, enrole e pique as tirinhas na espessura que você quiser.

Coloque em água fervente com sal até ficar al dente. Dependendo da espessura, pode ficar pronto entre 1 e 10min.

Pronto. Você fez seu próprio macarrão que, com certeza, vai fazer sucesso entre seus amigos.

Ah, por favor! Não me vá colocar molho de latinha, hein?! Trate de fazer um molho de macarrão bem gostoso com tomates frescos!

[100 gramas de farinha = aprox. 1 pessoa]

Comentários

carine disse…
oi! tente um dia fazer a massa fatta in casa sò com gemas e farinha de trigo. sò tem que pensar antes o que fazer com as claras. medida: 2 ou 3 gemas por pessoa, dependendo do tamanho do ovo. Carine P.

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga100g de açúcar mascavo2 colheres de café de essência de baunilha2 ovos350g de banana amassada265g de farinha com fermento peneirada1 colher de café de bicarbonato de sódio80ml de leite
Modo de Preparo:
Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm).
Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso.
Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo.
Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar. 

Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco.Eu faço uma mistura de 50% de farinha bra…

Férias Forçadas

É. Eu sei. Não atualizei esse blog nas últimas semanas. Comecei a fazer um curso puxadíssimo de inglês aqui em Sydney, um preparatório para um exame, e com isso fico 6 horas diárias na escola + 4 horas diárias de homework. E, além disso, estou trabalhando nos finais de semana. Ou seja, não tenho sequer um dia livre… As coisas estão se ajeitando e estou com apetite para postar! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006PierogComida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures.Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.