Pular para o conteúdo principal

Bolo de chocolate - A versão mais saudável possível (ou quase)!


Se existe algo que me traz lembranças da infância é cheirinho de bolo de chocolate. Lá em casa, o famoso bolo da minha mãe era uma festa toda vez que estava no forno e outra festa quando estava na temperatura certa para poder pegar os pedaços sem se queimar, assim que saísse do forno.

Quando eu for pro Brasil na próxima vez vou ver com minha mãe e procurar a receita do bolo de chocolate. Mas, enquanto isso, e ando fazendo uma receita fácil de bolo, adaptda de uma receita da Nigella Lawson.

Ela é adaptada para ser um pouco mais saudável que a receita original, já que farinha branca, açúcar refinado, óleo de soja e margarina sao vilões hoje em dia.

Eis a receita do Bolo de Chocolate


Ingredientes
Massa:

- 400g de farinha integral
- 250g de açúcar mascavo
- 100g de açúcar de rapadura (ou pode usar o mascavo tb)
- 50g de cacau em pó (ou procure um chocolate em pó que tenha o mínimo de açúcar possível.)
- 2 colheres de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- ½ colher de sobremesa de sal
- 3 ovos (temperatura ambiente)
- 142ml de creme de leite (ou creme azedo/ sour cream)
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 175g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
- 125ml de azeite de oliva (se extra-virgem, melhor!)
- 300ml de leite (ou leite de soja/amendoa/coco/aveia)

Cobertura:

- 175g de chocolate amargo (de novo, quanto menos açúcar, melhor. Eu usei 100% cacau, mas é porque tinha especialmente em casa)
- 200g de manteiga sem sal
- 1 lata de leite condensado

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Num recipente, misture a farinha, os açúcares, o chocolate, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture os ovos, o creme de leite e a baunilha.
Com uma batedeira, misture a manteiga e o azeite até que se misturem, em seguida adicioneo leite e os ingredientes secos. Misture devagar.
Adicione a mistura com ovo, e misture novamente. Coloque nas formas untadas previamente. Cozinhe os bolos por cerca de 50 minutos e deixe que esfriem em suas formas por 15 minutos antes de retirá-los. O tempo de cozimento depende muito da sua forma, do seu forno e da quantiadade de massa que você colocou. Portanto, fique de olho e use o famoso método científico de espetar um palito de dente ou garfo e ver se sai limpo para saber se o bolo já está assado.

Para fazer a cobertura, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo em baixa temperatura e mexa até ficar grosso, a ponto de ver o fundo da panela ao mexer. (ponto de brigadeiro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Australiano de Banana

Ingredientes: 125g de manteiga 100g de açúcar mascavo 2 colheres de café de essência de baunilha 2 ovos 350g de banana amassada 265g de farinha com fermento peneirada 1 colher de café de bicarbonato de sódio 80ml de leite Modo de Preparo: Passo 1: Aqueça o forno a 180C. Unte uma assadeira média (por volta de 22cm). Passo 2: Usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até ficar cremoso. Passo 3: Adicione os ovos (um por vez), batendo bem a cada adição. Transfira para uma tigela maior. Usando uma colher de pau, adicione e misture gentilmente as bananas, o bicarbonato de sódio, o leite e a farinha. A dica aqui é adicionar aos poucos e sempre mexendo com a colher. Misture até ficar tudo homogêneo. Passo 4: Coloque essa mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até o garfo espetado sair limpo. Deixe esfriar por 10 minutos até desenformar.  Substituições: Açúcar Mascavo pode ser trocado pelo Demerara ou até mesmo o branco. Eu faço uma mistura de

Melhor parte do Natal

É claro que é o panetone... molhadinho, fofinho.... espero o ano todo pra poder me empanturrar de panetone! :)

1000 coisas para comer antes de morrer

#0006 Pierog Comida típica polonesa, esse salgado é uma mistura do nosso pastel com um grande ravioli semi-cozido. No recheio, repolho, cebolinha, batatas e carne e cogumelos portobello. Além de versões mais modernas com morangos e confitures. Tradicionalíssimo na Europa central desde o século XVII e patrimônio gastronômico da Polônia.